2012
maio
07
Institucional

Católica será palco de encerramento de despedida da Cruz Peregrina

Faculdade Católica do Tocantins prepara logo mais à noite, às 19 horas, uma missa de despedida da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Depois de percorrer várias pontos de Palmas, tocando centenas de fieis católicos, os símbolos seguem para a Diocese de Porto Nacional.

Desde o último dia 4, que a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora se encontram no Tocantins, passando por diversas igrejas e santuários, escolas, praças e ruas, cumprindo a programação que vem mobilizando os jovens tocantinense para participarem da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho de 2013, no Rio de Janeiro.

A Diretora-Geral da Faculdade Católica do Tocantins, Clarete Itoz, destaca que participar da despedida da Cruz Peregrina é uma honra para a instituição. “Será um momento de muito louvor, fé e alegria, pois os nossos jovens precisam disso”, ressaltou a Diretora-Geral.

Mobilização

A Cruz Peregrina, que já percorreu países como a Itália, Estados Unidos e Espanha, chegando ao Brasil ano passado, já mobilizou milhares de jovens, na preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho de 2013, no Rio de Janeiro.

História da Cruz e do Ícone da JMJ

 A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o
mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

 A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano,
depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas
foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Bem-Aventurado João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África, Austrália e agora no Brasil, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

24 julho 2024
Inscrições abertas para o 1º Desafio Hands On do Grupo UBEC
22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes