out

UniCatólica sedia II Jornada de Estudo dos NPJs de Palmas

Aconteceu na quarta-feira, 02 de outubro, a abertura da II Jornada de Estudo dos Núcleos de Pratica Jurídicas de Palmas – TO, com o tema “Diálogo entre Teoria e Prática”, no auditório da unidade I. As palestras da noite foram “Justiça 4.0: desafios do admirável mundo novo”, ministrada por Wesley Roberto de Paula e a palestra “O futuro da advocacia criminal: delação premiada, mega operações e a investigação defensiva”, que foi ministrada por Eduardo Bruno Milhomens.

Para o palestrante Wesley Roberto de Paula a palestra é uma maneira de falar um pouco sobre todas as implicações da revolução tecnológica do Direito de um modo geral, em especial, em relação ao advogado. “É preciso focar exatamente nessa mudança, nessa transição que está acontecendo, ou seja, você não consegue mais ser o advogado que está se formando atualmente sem se inserir na área de tecnologia, sem entender o que é a revolução 4.0, se a sociedade está mudando, se ela vive uma nova geração, a advocacia, o direito, a justiça de alguma maneira também vivencia isso”, explica.

Já o palestrante Eduardo Bruno Milhomens, que abordou em sua palestra sobre delação premiada e citou a operação lavajato, disse que “todas essas grandes operações mudaram toda a relação entre advogado x promotor, advogado x juiz, advogado x todos os órgãos de constatação, de verificação, de percepção penal, isso também fez com que o advogado adquirisse novas técnicas, novos elementos e mudanças de estratégias, que são muito importantes e antes não haviam. Foi uma revolução que ocorreu na advocacia criminal como um todo”, fala.

A acadêmica do 8º período, da Faculdade Serra do Carmo – Fasec, disse que a importância do evento é reunir acadêmicos de todas as instituições e salientou a importância das palestras e oficinas que irão acontecer, para ela “nosso conhecimento a respeito de todas essas oficinas que vão acontecer, inclusive com o Júri Simulado, é uma forma de entendermos como tudo funciona na prática. As oficinas de redação irão nos ajudar a melhorar ainda mais nosso conhecimento e vai acrescentar sempre mais na construção de um bom profissional. É muito bom ver várias instituições reunidas com o único propósito que é de aprendizado na formação de nós acadêmicos”, comenta.

O coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Católica do Tocantins e organizador do evento, professor mestre Guilherme Augusto Martins, disse que o evento é promovido por meio das coordenações dos NPJs com o objetivo de aplicar oficinas de temas que possam trazer para os acadêmicos visão da rotina e da vida prática profissional que eles irão enfrentar após a formação. De acordo com o professor, “o objetivo inicial é de fazer a integração entre as instituições de ensino, dos cursos de Direito, mais especificamente, é a oportunidade que temos em fazer com que todos os alunos da instituição se unam em favor de um mesmo propósito que é a integração da teoria com a prática”, finaliza.

A II Jornada de Estudo dos Núcleos de Pratica Jurídicas se estende até o dia 05 de outubro com palestras e oficinas.

Publicado por carla adriana

01 julho 2024