Curso de Agronomia implanta horta vertical em escola estadual

Uma parceria entre a Faculdade Católica do Tocantins e o Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves, na região Norte de Palmas, mostra como aliar cuidados com o meio ambiente e boa alimentação, a solução encontrada foi à implantação de uma horta vertical utilizando garrafa Pet.

O projeto realizado pelo curso de Agronomia da Católica reutiliza garrafas plásticas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e erva, a estrutura é presa em um muro da própria escola. “O objetivo é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para poder viabilizar hortas em qualquer lugar. É uma forma popular aliada com técnicas sustentáveis e  econômicas”, frisou o professor do curso de Agronomia, Alexandre Barreto.

Para o projeto 10 alunos participam com o objetivo de aprenderem e depois difundirem à pratica. Outra ação após a conclusão será apresentar o projeto à comunidade. “O próximo passo, nos próximos dias é convidar os moradores do setor para de perto saber como funciona, pois é muito simples”, comentou o professor da Católica.

O docente lembra que a horta vertical é baseado totalmente no cultivo  hidropônico.  “É a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao  desenvolvimento da planta”, explica.

Para o aluno Ivan Júnior a experiência está sendo positiva. “Mostra que soluções simples podem ajudar no meio ambiente e também incentivar no consumo de alimentos saudáveis”, enfatizou.

DECOMPOSIÇÃO

Uma garrafa pet demora mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente, assim o ideal é procurar meios de reuntilização por transformá-las em novos produtos.

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day