jun

8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu nos dias 18 e 19 de junho, a 8ª edição do Agrárias Chef. Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia apresentaram 16 pratos com o tema “Estados do Brasil”.

Para o professor Me. Thiago Tardivo, o evento desenvolve o espírito de empreendedorismo ao trazer a compreensão de como um negócio de produtos de origem animal pode funcionar e os critérios necessários para que os estudantes estejam respaldados. “Entendo que esta metodologia ativa em Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP – auxilia os estudantes a compreender melhor as disciplinas de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia ao aplicar o desenvolvimento de novos produtos com base nos conceitos teóricos e prático abordados em sala e aulas práticas”, declarou.

Equipe vencedora do dia 1: UaiVet

Os estados do Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, tiveram seus pratos regionais representados pelas equipes que foram avaliadas por 3 professores em cada dia do evento. Para a professora Ma. Angélica Pedrico, jurada dos pratos de Medicina Veterinária, os  estudantes desenvolveram técnicas relacionadas à tecnologia e processamento de alimentos, além de fazerem uma viagem gastronômica em relação à cultura daquele local, trazendo aspectos históricos, culturais, sociais das regiões que eles representam. “Esse ano, a Agrárias Chef falou dos estados brasileiros e a gente se sentiu viajando mesmo. A gente saía do Nordeste, ia pro Sul, ia pro Sudeste, voltava pro Norte e sentíamos em cada prato a dedicação, a excelência dos nossos estudantes e muito da questão cultural, além de promover toda a interdisciplinaridade e trazer aquele clima extremamente aconchegante e acolhedor de todos os acadêmicos”, declarou.

Equipe vencedora dia 2: Catherine

O estudante de zootecnia Jarlles Marks teles da Silva, membro da equipe vencedora da segunda noite, Catherine, representando o estado Santa Catarina com um joelho de porco defumado, Jassio torce para que o evento se torne uma tradição. “É um projeto muito incrível, principalmente por unir os três cursos das agrárias e desenvolver um prato com algum produto de origem animal, é uma festa bacana. Foi uma experiência muito boa e espero que aconteça mais vezes. É uma iniciativa muito inovadora”, finalizou.

Confira as equipes vencedoras:

DIA 1 – MEDICINA VETERINÁRIA

EQUIPE ESTADO PRATO
1º LUGAR UaiVet Minas Gerais Cachorro quente de pão de queijo com linguiça caseira e geleia de pimenta
2º LUGAR Santo Peixe Espiríto Santo Moqueca Capixaba
3º LUGAR AMAFISH Amapá Pirarucu na folha de bananeira acompanhado de farofa com castanha do pará e bombom de cupuaçu

DIA 2 – AGRONOMIA E ZOOTECNIA

EQUIPE ESTADO PRATO