Institucional
Docentes participam da semana de Planejamento Pedagógico
Dando o pontapé inicial no primeiro semestre de 2024, o Núcleo de Apoio Didático Metodológico (NADIME) em parceria com a reitoria acadêmica do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), iniciou dia 22 de janeiro a Semana de Planejamento-Pedagógico e Formação Docente com o tema: Transformando salas de aula em espaços antirracistas por meio de práticas e compromissos com a formação do sujeito social.
A reitora Dra. Andrea Borim deu as boas-vindas a todos e desejou um ótimo semestre. “Acreditamos que investir tempo na reflexão sobre nossos resultados e o planejamento cuidadoso das próximas ações é fundamental para alcançar resultados significativos. Cada dia foi preenchido com colaboração, troca de ideias sobre estratégias inovadoras e aprofundamento em métodos de ensino eficazes. Esta semana fortaleceu não apenas nossa coesão como equipe, mas também solidificou nosso compromisso com a excelência educacional.”, destacou.
O papel da educação é mais do que evitar o desenvolvimento de situações em que o racismo existe, essa relevância também serve à reparação histórica a que se propõe, trata-se de uma proposta importante tanto no contexto atual quanto para a desarticulação do racismo estrutural. Isso permite o desenvolvimento de indivíduos que respeitam a diversidade racial, construindo uma sociedade mais justa. Durante toda a semana, os docentes puderam assistir palestras e compartilhar os conhecimentos adquiridos no decorrer das atividades, cujo o encerramento se dará ao final desta sexta-feira, 26, com uma missa de envio conduzida pelo Capelão Pe. Márcio Ferdinando.
Para a coordenadora do NADIME, Dra. Valdirene Cássia da Silva, a semana é uma oportunidade de reflexão para os professores. “A Semana de Planejamento Didático-Metodológico e Formação Docente é sempre um momento muito importante para que os professores possam se atualizar, planejar o semestre, refletir sobre suas práticas em sala de aula e trocar experiências. É um momento de reflexão e aprendizado que impacta diretamente na qualidade do ensino”, encerra.
Publicado por Luma Marinho