O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

  • Jhonatha Mike Menezes de Araújo
  • Weimar Silva Castilho
  • Humberto José Gama da Silva
Palavras-chave: Ensino de Física, Histórias em Quadrinhos (HQs), Acidente radiológico

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativo-exploratória cujo propósito é verificar a viabilidade do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta metodológica e motivadora no Ensino de Física, ressaltando também a importância do conhecimento de ciência pelos estudantes. Nesse sentido, foi escolhido como tema contextualizador o acidente radiológico em Goiânia ocorrido em 13 de setembro de 1987. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de tempo integral na cidade de Palmas, Tocantins. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio das turmas de primeiro, segundo e terceiro ano. As HQs foram usadas como método avaliativo dos conteúdos de emissões radioativas, efeitos da radiação, decaimento e meia-vida, sendo as mesmas desenvolvidas pelos próprios estudantes, caracterizando-se como o objetivo principal do trabalho.

Publicado
2021-02-05
Como Citar
Mike Menezes de Araújo, J., Silva Castilho, W., & José Gama da Silva, H. (2021). O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista Integralização Universitária, 14(22), p.153-165. https://doi.org/10.31501/1982-9280.2020V14N22p.153-165
Edição
Seção
Artigos