OS ASPECTOS PRÁTICOS DO PLANO DE NEGÓCIO: UM ESTUDO NAS MICROEMPRESAS DO SEGMENTO DE SECOS E MOLHADOS DO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS, ESTADO DO TOCANTINS

  • Samanda Araújo Serpa
  • Josivaldo Alves da Silva
Palavras-chave: Planejamento, Empreendedorismo, Plano de negócio

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos microempresários do segmento de secos e molhados que atuam no município de Dianópolis – TO sobre a utilização de um plano de negócios como guia para o desenvolvimento da empresa a curto, médio e longo prazo. Com isso constitui-se em avaliar o plano de negócio como uma ferramenta de planejamento e gestão capaz de contribuir com sucesso. Assim como identificar o atual modelo de planejamento e gestão adotados pelos microempresários para o alcance de seus objetivo, além de descrever o nível de escolaridade dos microempresários e as características estruturais das microempresas. Este estudo foi realizado de modo exploratório, bibliográfico, descritivo e com pesquisa de campo, com levantamento de dados através de questionário aplicado. Os principais resultados da investigação demonstram que os microempresários não fazem uso do plano de negócios como um guia de gestão e competitividade, observando a informalidade dos processos de planejamento.

Publicado
2019-11-28
Como Citar
Serpa, S. A., & da Silva, J. A. (2019). OS ASPECTOS PRÁTICOS DO PLANO DE NEGÓCIO: UM ESTUDO NAS MICROEMPRESAS DO SEGMENTO DE SECOS E MOLHADOS DO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS, ESTADO DO TOCANTINS. Revista Integralização Universitária, 13(20), p.81-92. https://doi.org/10.31501/1982-9280.2019V13N20p.81-92
Edição
Seção
Artigos