PARÂMETROS PARA ATENDIMENTO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DE PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

  • Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto
  • Silvéria Aparecida Basniak Schier

Resumo

Para aprimorar o processo de ensinoaprendizagem
na educação superior,
estimular a produção científica e
criar instrumento de verificação da
ementa das disciplinas, o MEC exige
que os professores produzam textos
representativos da prática em sala de
aula. Assim propomos alguns gêneros:
resumos, resenhas, artigos, apresentação
de PowerPoint e roteiros de aula. É neste
último que nos atemos neste artigo. A
proposta do MEC representa uma inovação
na ideia de produção, pois se volta para
a atividade didático-pedagógica. Sales
(2005) ensina que o desafio é produzir
um material que proporcione a autonomia
no aluno, Moore e Kearsley (1996)
acrescentam que esse material, além de
transmitir informações, precisa orientar
o estudo. Soletic (2001) atenta para o
fato de o material ser contextualizado e
as informações terem como pressuposto
o conhecimento prévio do aluno. Diante
dessa necessidade, esta pesquisa estabelece
parâmetros e conceitos a respeito do modo
de elaboração e do conteúdo do material
didático institucional.

Publicado
2018-04-27
Como Citar
Biazotto, S., & Schier, S. (2018). PARÂMETROS PARA ATENDIMENTO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DE PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Integralização Universitária, 3(5). Recuperado de https://to.catolica.edu.br/revistas/index.php?journal=riu&page=article&op=view&path[]=325
Edição
Seção
Artigos