APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA NAS COOPERATIVAS DO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA – TO

  • Cleiton Silva Ferreira Milagres
  • Maria Raimunda Pereira Lacerda

Resumo

 As cooperativas são empresas geridas por pessoas e têm seu potencial reconhecido
por seu papel relevante no desenvolvimento socioeconômico local. Este artigo teve
por objetivo identificar as cooperativas da cidade de Araguaína e verificar como elas
aplicam o 5° princípio cooperativo: Educação, Informação e Formação Cooperativista.
Além disso, objetivou-se, ainda, apresentar alguns apontamentos e reflexões para
estudos na área da gestão de cooperativas. O artigo foi realizado com base em
pesquisa bibliográfica e trabalho de campo que envolveu a aplicação de formulário via
e-mail para as cooperativas do município. No entanto, foram obtidas apenas 3 (três)
respostas. O estudo possibilitou verificar que tanto a educação quanto a capacitação
são importantes, defendendo-se, portanto, a realização de ambas nas empresas
cooperativas. Nota-se uma ênfase maior em atividades de capacitação e formação
nas cooperativas de Araguaína, estando a maioria dessas a cargo do SESCOOP,
sistema “S” do cooperativismo, que tem como objetivo fortalecer o crescimento
profissional dos empregados das cooperativas. Conclui-se também que a baixa
devolução nas respostas do formulário pode demonstrar uma baixa preocupação das
cooperativas em relatar sobre os processos que envolvem a educação cooperativa.

Publicado
2018-04-10
Como Citar
Milagres, C., & Lacerda, M. (2018). APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA NAS COOPERATIVAS DO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA – TO. Revista Integralização Universitária, 11(17). Recuperado de https://to.catolica.edu.br/revistas/index.php?journal=riu&page=article&op=view&path[]=239
Edição
Seção
Artigos