AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS QUANTO A COLETA SELETIVA NAS UNIDADES DE ENSINO EM PALMAS - TO.

  • Alana Karine da Silva Sousa
  • Thiago Magalhães de Lázari
  • Claudio Carneiro Santana Junior
Palavras-chave: Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva.

Resumo

A sociedade contemporânea nem sempre percebe o quanto suas ações podem ser
lesivas ao meio ambiente e que passam despercebidas por já estarem no modo
automático, no roteiro: sobrou, jogou fora. Nesse contexto, a educação ambiental atua
de forma a estimular a mudança de comportamento, a formação da consciência do
sujeito ecológico, que comprometido com o meio em que vive, atua de forma a
promover mudança de hábito. Entre as metodologias que promovem práticas de
educação ambiental e resíduos sólidos, têm-se as campanhas de coleta seletiva, em
que o principal alvo, é próprio gerador do resíduo; que tem por responsabilidade
segregar os resíduos produzidos e condicioná-los ao sistema de coleta de resíduos do
município. Com a finalidade de avaliar a percepção ambiental de comunidades que
participam ou estão vinculadas a campanhas de coleta seletiva, o presente trabalho
promoveu a aplicação de questionários em quatro escolas do município de Palmas,
Tocantins. Esta pesquisa permitiu constatar que embora os discentes apresentassem
consciência quanto às questões ambientais, e dentre elas a problemática do lixo; não
participavam ativamente da coleta seletiva promovida na unidade de ensino que
frequentam. Diante disso, percebe-se a necessidade de se promover palestras,
oficinas, e debates que não somente identifique os motivos que levam a evasão da
participação dos alunos, como também promova a sensibilização e formação de
multiplicadores ambientais.

Publicado
2018-03-06
Como Citar
Karine da Silva Sousa, A., Magalhães de Lázari, T., & Carneiro Santana Junior, C. (2018). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS QUANTO A COLETA SELETIVA NAS UNIDADES DE ENSINO EM PALMAS - TO. Revista Integralização Universitária, 10(13). Recuperado de https://to.catolica.edu.br/revistas/index.php?journal=riu&page=article&op=view&path[]=199
Edição
Seção
Artigos

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