ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS CASEIRAS EM ESCOLAS
Resumo
O desenvolvimento e manutenção de hortas escolares é uma prática constante
nas escolas brasileiras. Estas têm como objetivos o enriquecimento da alimentação dos
alunos com produção de alimentos frescos e saudáveis; o cultivo de legumes e
verduras a baixo custo; e a prática de atividades extraclasse. Objetivou-se diagnosticar
a capilaridade de projetos envolvendo hortas caseiras no Centro de Ensino Médio
Castro Alves e na Escola Estadual do bairro Vila União em Palmas, Tocantins. Uma
pesquisa exploratória foi realizada a partir da análise documental dos projetos de
implantação das hortas escolares e, para diagnóstico da percepção dos líderes
envolvidos, aplicou-se um questionário em ambas as instituições. Em resposta à
implantação da horta, atividades extraclasses foram desenvolvidas em ambas as
escolas, tais como visitas a eventos internacionais, além de recomendações para a
manutenção da horta em condições adequadas. Verificou-se que a gama de alimentos
cultivados nas hortas aumentou em quantidade e qualidade a merenda escolar.