EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Preparando o Professor para Disseminar Respeito às Igualdades e Desigualdades Sociais

  • Rachel Bernardes de Lima
  • Aparecida Cléia Gerin
  • Helder Bueno Leal

Resumo

O presente texto é parte integrante de uma pesquisa, que buscou em marcos legais, como o Programa Nacional de Direitos Humanos e o Plano Nacional de Educação, os elementos indicadores de possibilidades de inclusão de conhecimentos de Direitos Humanos, na formação de professores. O Plano Nacional de Educação – PNE – Lei nº 10.172/01, ao versar sobre Formação dos Professores e Valorização do Magistério, estabelece diretrizes que apontam doze princípios a serem obedecidos, em qualquer de seus níveis e modalidades, responsabilidade das instituições de ensino superior – artigo 62, da LDB – para garantir formação com necessária qualidade social, política e pedagógica. Há abertura, portanto, para que temas complexos, de consenso universal, como o valor da Educação em Direitos Humanos, passem a fazer parte dessa formação, pois há pouco treinamento e muitas limitações e é preciso instrumentalizar o professor, com uma abordagem adequada dessa temática, para a sua futura atuação nos níveis pré-escolar, primário e secundário, já que depende dele a iniciativa de abordar, de incluir o tema em sua disciplina.

Publicado
2018-04-25
Como Citar
de Lima, R., Gerin, A., & Leal, H. (2018). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Preparando o Professor para Disseminar Respeito às Igualdades e Desigualdades Sociais. Revista Integralização Universitária, 6(8). Recuperado de https://to.catolica.edu.br/revistas/index.php?journal=riu&page=article&op=view&path[]=295
Edição
Seção
Artigos