GESTÃO DA QUALIDADE: Em Análise as Microempresas de Palmas/TO

  • Josivaldo Alves da Silva

Resumo

A excelência em gestão é um dos principais elementos de geração de vantagens
competitivas para as microempresas, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em
parceria com o SEBRAE dissemina e busca incentivar a participação das
organizações que fazem parte deste perfil no Prêmio Brasil de Competitividade. As
organizações produtivas de Palmas/TO, sobretudo, as microempresas apresentam
algumas características peculiares que compartilham com o tímido desempenho no
contexto de gestão, tais como: escassez de recursos financeiros, humanos e
tecnológicos, alta dependência do grau de empreendedorismo dos titulares e
proprietários atuam tanto na gestão técnica como na administrativa em geral e
desconhecem as técnicas de administração. Diante desse contexto o principal
objetivo deste trabalho é propor um modelo de gestão, especificamente para as
microempresas, adaptado dentro das necessidades do comércio local. O referencial
teórico aqui apresentado foi desenvolvido com o objetivo de oferecer o
embasamento necessário para que se conhecesse e compreendesse o universo das
microempresas e as ferramentas da qualidade e os fundamentos e conceito dentro
dos critérios da Fundação Nacional da Qualidade. Buscou-se também uma
abordagem conceitual e histórica das leis revogadas e vigentes sobre este
segmento. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se os métodos de pesquisas
qualitativa, quantitativa, de campo e documental, com base a realização de
rastreamento formal de empresas nos órgãos competentes, e um estudo de caso na
empresa Móvel Sul, vencedora do prêmio SEBRAE de competitividade edição 2007.

Publicado
2018-04-11
Como Citar
da Silva, J. (2018). GESTÃO DA QUALIDADE: Em Análise as Microempresas de Palmas/TO. Revista Integralização Universitária, 7(10). Recuperado de https://to.catolica.edu.br/revistas/index.php?journal=riu&page=article&op=view&path[]=254
Edição
Seção
Artigos