ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS CASEIRAS EM ESCOLAS

  • Yara Gomes Corrêa
  • João Carlos Dias Medeiros
  • Elissama de Carvalho Gomes
  • Adelma Rodrigues da Silva
  • Leila da Costa Barros Araújo
Palavras-chave: Horta escolar, Alimentos saudáveis, Atividades extraclasses.

Resumo

O desenvolvimento e manutenção de hortas escolares é uma prática constante
nas escolas brasileiras. Estas têm como objetivos o enriquecimento da alimentação dos
alunos com produção de alimentos frescos e saudáveis; o cultivo de legumes e
verduras a baixo custo; e a prática de atividades extraclasse. Objetivou-se diagnosticar
a capilaridade de projetos envolvendo hortas caseiras no Centro de Ensino Médio
Castro Alves e na Escola Estadual do bairro Vila União em Palmas, Tocantins. Uma
pesquisa exploratória foi realizada a partir da análise documental dos projetos de
implantação das hortas escolares e, para diagnóstico da percepção dos líderes
envolvidos, aplicou-se um questionário em ambas as instituições. Em resposta à
implantação da horta, atividades extraclasses foram desenvolvidas em ambas as
escolas, tais como visitas a eventos internacionais, além de recomendações para a
manutenção da horta em condições adequadas. Verificou-se que a gama de alimentos
cultivados nas hortas aumentou em quantidade e qualidade a merenda escolar.

Publicado
2018-03-06
Como Citar
Gomes Corrêa, Y., Dias Medeiros, J. C., de Carvalho Gomes, E., Rodrigues da Silva, A., & da Costa Barros Araújo, L. (2018). ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS CASEIRAS EM ESCOLAS. Revista Integralização Universitária, 10(13). Recuperado de https://to.catolica.edu.br/revistas/index.php?journal=riu&page=article&op=view&path[]=193
Edição
Seção
Artigos

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