Edição Atual

n. 22

Na 22ª edição da Revista Integralização Universitária – RIU, apresentamos aos nossos leitores um variado repertório de conhecimento significativo e contextualizado, justificando a interdisciplinaridade deste periódico.

De início, apresentamos relevantes artigos da área do Direito. O primeiro, “A extrafiscalidade tributária como instrumento de proteção ao meio ambiente no Estado do Tocantins: ICMS Ecológico”, traz uma discussão sobre a relação entre direito tributário e direito ambiental, mostrando como o ICMS Ecológico, em sua função extrafiscal, pode incentivar a redução da degradação ambiental no Estado do Tocantins. No âmbito do direito civil-administrativo, o artigo “Regularização fundiária de áreas favelizadas: O Estado do Tocantins como agente solidário no processo de regularização fundiária das regiões favelizadas no município de Palmas/TO”, apresenta uma compreensão sobre os processos jurídicos e administrativos relacionados à regularização fundiária de áreas irregulares, além de distinguir os termos favela e periferia no contexto urbano. Na sequência, dois artigos discutem o crime virtual à luz do Direito Penal. Em “Crimes cibernéticos: A aplicação da legislação brasileira aos crimes virtuais praticados em Palmas/TO”, os autores buscaram compreender a aplicação da legislação brasileira aos crimes virtuais ocorridos em Palmas. Discorrem sobre o avanço da internet no cotidiano das pessoas e como esta ferramenta proporcionou o surgimento de novos crimes, praticados de forma virtual e como são tratados pela legislação. Já em “Crime de estupro de vulnerável e a sua consumação pelo meio digital”, associa o crime virtual ao direito da criança e do adolescente, analisando como o crime contra a dignidade sexual é tratado pelo Direito Penal e sua aplicabilidade nos casos de estupro de vulneráveis.

A Agroenergia é também tema apresentado nesta edição da RIU. O artigo “Culturas agroenergéticas utilizadas para a produção de etanol”, traz uma discussão interessante sobre cadeia produtiva de biocombustíveis, mostrando os avanços das pesquisas de melhoramento genético realizadas no Estado do Tocantins com a cultura da batata-doce visando a produção de etanol.

O setor da construção civil pode fazer bom proveito do artigo “Alvenaria estrutural e método 3D: Comparativo de custo para construção de habitações de interesse social”. Neste artigo os autores apresentam um estudo comparativo de custo entre a construção por impressora 3D e alvenaria estrutural, pensando na necessidade de diminuir o déficit na construção de habitações de interesse social e concluem que a utilização de impressoras 3D na construção demonstrou alto potencial de utilização e pode ser uma ferramenta capaz de diminuir os custos financeiros e ambientais.

Considerando também o fator ambiental, o artigo “Avaliação dos impactos ambientais da expansão da monocultura no município de Nova Rosalândia/TO” traz um estudo sobre os impactos ambientais da monocultura no município de Nova Rosalândia/TO. Os métodos utilizados apontaram para uma crescente ocupação e significativos impactos ambientais no meio socioeconômico, biótico e físico nesse município.

Artigos das humanidades também podem ser encontrados nesta edição. Em “Avaliação do interesse da população de Palmas/TO pela profissão docente”, um estudo revela que o desinteresse da população em ingressar num curso superior de licenciatura, pode ser a desinformação, visto que os participantes da pesquisa desconhecem questões importantes referente à educação básica da rede pública, como o salário. Ainda no campo da pedagogia o artigo “As novas tecnologias e a formação docente em matemática”, discute a formação docente em meio às novas tecnologias, com foco em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e suas ferramentas de apoio ao ensino de Matemática, indicando que novas posturas frente a estas tecnologias devem ser adotadas pelo docente para o enfrentamento deste novo cenário do mundo contemporâneo. No mesmo campo, “O uso de história em quadrinhos como estratégia metodológica para o ensino de física”, trata-se de uma pesquisa qualitativo-exploratória cujo propósito é verificar a viabilidade do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta metodológica e motivadora no Ensino de Física, ressaltando também a importância do conhecimento em ciências pelos estudantes.

Proveitosa leitura a todos.

Publicado: 2021-02-12

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições

A Revista Integralização Universitária – RIU é uma publicação da Católica do Tocantins, que tem por premissa socializar trabalhos de cunho acadêmico produzidos por docentes e discentes pesquisadores. É um veículo de divulgação de estudos e pesquisas acadêmicos nas diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos são recebidos por fluxo contínuo pela plataforma OJS/SEER.