Edição Atual

n. 20

É com muita satisfação que apresentamos aos nossos leitores a 20ª edição da Revista Integralização Universitária – RIU.

Nas páginas iniciais encontram-se artigos da área de Agrárias. São três artigos que discorrem sobre produção vegetal. No primeiro, “Efeito do uso de FTE BR12 na produtividade inicial do capim massai”, os autores apresentam um experimento realizado para testar adubação com micronutrientes numa variedade de forrageira para alimentação de bovinos. No segundo, “Aspectos biométricos, grau de umidade em sementes de sucupira e determinação do efeito fungitóxico do seu óleo essencial”, discute-se o controle de doenças em plantas cultivadas através de métodos naturais eficientes na atividade biológica. E, na linha da genética, o artigo “Efeito do 2,4-D e da sacarose na regeneração in vitro de cotilédones de solanum sessiliflorum dunal”, apresenta um experimento de micropropagação no melhoramento das plantas.

Estudos sobre logística e qualidade organizacional e operacional no setor das engenharias também estão sendo apresentados como estudos de casos nesta edição. O artigo “Implementação da ferramenta 5S em canteiro de obras em Palmas: Um estudo de caso”, mostra a importância das organizações adotarem estratégias que despertem o senso de responsabilidade e autodisciplina na perspectiva do melhor desempenho numa obra de construção civil. Em “Análise do transporte de produção mineral: Um estudo de caso das rotas de transporte e composição do frete da mineradora Minerax em Xambioá-TO”, os autores analisaram as condições das rotas de escoamento e a influência do frete do transporte de calcário produzido por uma dada mineradora no município de Xambioá/TO.

Mais adiante temos uma sequência de três artigos das Ciências Sociais Aplicadas, mais especificadamente, das áreas de Administração e Direito. O artigo “Análise de impactos ambientais nos equipamentos hoteleiros: Um estudo de caso em hotéis de pequeno e médio porte em Palmas-TO”, dialoga o tema sustentabilidade com atividade econômica do ramo hoteleiro. Trata-se de um estudo sobre as perspectivas dos empresários ou gerentes de hotéis em Palmas/TO sobre os possíveis impactos ambientais gerados pela atividade hoteleira. “Os aspectos práticos do plano de negócio: Um estudo nas microempresas do segmento de secos e molhados do municípios de Dianópolis-TO”, apresenta a percepção dos microempresários de determinado segmento e localidade sobre a utilização de um plano de negócio como ferramenta de planejamento e gestão para o alcance de seus objetivos. No âmbito do Direito, o artigo “A CIDE combustível como instrumento extrafiscal tributário em defesa do desenvolvimento sustentável das presentes e futuras gerações”, aponta o Direito Tributário Ambiental como um mecanismo para a proteção do direito ao meio ambiente e discorre sobre o conceito de tributo e suas espécies, destacando as Contribuições, em especial a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE.

Em alusão à área da saúde, o artigo “Adesão ao tratamento medicamentoso entre hipertensos na estratégia da saúde da família”, esclarece que o tratamento vai além do ato de administrar medicamentos, mas também com a forma como a pessoa manipula o seu tratamento levando em consideração a dose, horário, frequência e duração do tratamento.

Para finalizar, apresentamos a obra Formação de professores para uso da mídia nas escolas, resenhada pelo Mestre Osnilson Rodrigues Silva.

Nossos agradecimentos a todos que contribuíram com esta edição. Boa leitura.

Publicado: 2019-11-28

Edição completa

Artigos

Resenha

Ver Todas as Edições

A Revista Integralização Universitária – RIU é uma publicação da Católica do Tocantins, que tem por premissa socializar trabalhos de cunho acadêmico produzidos por docentes e discentes pesquisadores. É um veículo de divulgação de estudos e pesquisas acadêmicos nas diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos são recebidos por fluxo contínuo pela plataforma OJS/SEER.