2024
nov
04
Evento

XX Seminário fortalece a pesquisa científica no Tocantins

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foi palco da cerimônia de abertura do XX Seminário de Iniciação Científica, promovido em uma parceria inédita entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o UniCatólica e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O evento ocorreu na última quarta-feira,30 e  contou com a presença de estudantes, professores, pesquisadores e autoridades acadêmicas, entre elas a pró-reitora acadêmica do UniCatólica, Ma. Mariana Lacerda Barboza que celebrou o início de uma programação intensa de apresentações científicas espalhadas pelos campus da UFT em todo o estado.

Na mesa de abertura, composta por Marcelo Leineker, Vice-Reitor da UFT; Thiago Nilton Alves Pereira, Diretor de Pesquisa da UFT; Mariana Lacerda, Pró-reitora Acadêmica do UniCatólica; e Maria Eulessandra Sousa Castilho, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT); foi destacada a importância da colaboração para o avanço da pesquisa no Tocantins. Pela primeira vez, a UniCatólica participa do seminário com a apresentação de 75 trabalhos de seus alunos, somando-se aos 350 trabalhos de iniciação científica (PIBIC) que serão apresentados.

Thiago Nilton, diretor de Pesquisa da UFT, enfatizou o crescimento do protagonismo científico na região Norte e o papel fundamental do evento na promoção da ciência local. “O Seminário de Iniciação Científica deste ano celebra nossa maturidade enquanto instituição de pesquisa e a parceria com universidades tocantinenses, o UniCatólica e a nossa agência de fomento, FAPT que, junto ao CNPq, incentiva nossos jovens na carreira científica,” afirmou Nilton, destacando o empenho na formação de novos pesquisadores.

Para o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, o seminário não apenas amplia a visibilidade da produção científica, mas também fortalece as redes colaborativas entre as instituições do estado. “É uma iniciativa que amplia o potencial de desenvolvimento da ciência local e facilita a transferência do conhecimento para a sociedade,” observou ele, destacando a expectativa de expansão da cooperação para novas instituições.

Maria Eulessandra Sousa Castilho, presidente da Fapt, ressaltou o papel do Programa de Iniciação Científica para a inovação no Tocantins. “O programa teve, na sua primeira etapa, um investimento total de mais de R$ 5 milhões, com a concessão de 600 bolsas que foram repassadas diretamente a cada bolsista. O Pibic Fapt reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a ciência, tecnologia e a inovação”, afirmou ela, frisando que o programa visa capacitar jovens e promover a atuação científica desde a graduação.

Para a pró-reitora acadêmica do UniCatólica, professora Ma. Mariana Lacerda Barboza, o seminário é um Marco para o UniCatólica e demais instituições. “As pesquisas realizadas pelos acadêmicos constituem importante contribuição para o desenvolvimento regional do estado do Tocantins. O incentivo à pesquisa que a FAPT vem proporcionado com o recurso destinado ao programa tem oportunizado mudanças expressivas no desenvolvimento dos acadêmicos , além de favorecer a permanência dos mesmos na universidade”, finalizou.

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

06 dezembro 2024
Estudantes de escolas públicas conhecem estrutura do UniCatólica
05 dezembro 2024
Grupo UBEC premia professores por projetos de inovação
05 dezembro 2024
UniCatólica Realiza Ação Global em Taquari