2022
nov
17
Institucional

UniCatólica recebe selo de responsabilidade social da ABMES

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) certificou, novamente, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) com o “Selo de Instituição Socialmente Responsável 2022-2023”.

Entre as iniciativas reconhecidas estão a implantação e entrega da horta à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE-TO) e o Jardim Sensorial da Maturidade, uma parceria com a Universidade da Maturidade (UMA) – programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ambos os projetos foram executados, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), do Observatório de Ecologia Integral e da disciplina optativa de Educação Ambiental e Sustentabilidade, coordenados pela professora mestra Chryss Macêdo.

O reitor do UniCatólica, professor doutor Gillianno Mazzetto, falou da importância da certificação. “Estamos mais uma vez muito felizes por sermos reconhecidos como instituição que se compromete com a sociedade. Esse é um reconhecimento social feito pela ABMES e que vem reafirmar que o UniCatólica não apenas se preocupa com a sociedade, mas que anda de mãos dadas com ela. Ficamos muito gratos e vamos continuar singrando esse universo de transformação e de compromisso”, ponderou o reitor.

Segundo a coordenadora das ações, a professora mestra Chryss Macêdo, o reconhecimento é fruto de uma educação vivenciada de forma experiencial e que vai além dos muros da instituição. “Das duas intervenções, recebi vários feedbacks de como estas ações impactaram os estudantes positivamente. A certificação pela ABMES corrobora que os projetos e a missão do UniCatólica, de educar além do diploma, forma cidadãos do mundo com criticidade e à disposição para realizarem mudanças socioambientais por onde forem. Os ganhos são muitos, tanto para os nossos acadêmicos, quanto para a comunidade que nos recebem”, disse a docente.

A horta da APAEA execução do projeto da horta na APAE levou cerca de um mês e meio e contou com a participação de acadêmicos de todos os cursos do UniCatólica e foi entregue no início do segundo semestre de 2022. Durante as etapas foram trabalhadas a integração entre os cursos, a acessibilidade ao outro e ao diferente e a convivência com os alunos da APAE, por meio da plantação e do cultivo de ervas medicinais e hortaliças para o consumo diário.

 

Jardim Sensorial da MaturidadeConstruído pelos estudantes do primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCatólica e acadêmicos da UMA, o Jardim Sensorial da Maturidade foi inaugurado no dia 24 de junho de 2022 para trabalhar as experiências sensitivas relacionadas aos órgãos do sentido (audição, visão, tato e olfato), bem como a propriocepção na interação humano-natureza-espaço, provocando os participantes quanto às ações conscientes de cuidado com o ambiente.

O espaço está localizado na UMA e foi idealizado com materiais doados pela comunidade em geral, como: restos de construção, madeiras, mudas de hortaliças, flores, plantas medicinais, pneus, entre outros. O local serve para apreciação da natureza e bem-estar para a comunidade universitária.

O SeloA certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum