2021
set
20
Parceria

UniCatólica recebe idosos e alunos para Dia de Campo

Momentos de aprendizados marcaram a manhã da última sexta-feira, 17, na unidade II do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). Com a visita dos idosos da Universidade da Maturidade (UMA) e participação de alunos da Instituição, o Observatório de Ecologia Integral e o Curso de Zootecnia da Instituição concluíram o Dia de Campo em Meliponicultura.

Os participantes iniciaram o dia com um momento em sala de aula, conduzido pelo professor doutor Peter Gaberz Kirschinik, onde aprenderam sobre o manejo das abelhas sem ferrão e as diferenças entre outras espécies. Em seguida, teve demonstração em campo no meliponário e outras instalações do UniCatólica e encerrando a manhã foram apresentados os tipos de caixas que podem ser usadas na criação das abelhas, a alimentação e manutenção das colmeias. No período da tarde, os alunos vivenciaram experiências em campo com a criação de iscas e implantação nas árvores.

Para a acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Laura Fernandes, momentos como um Dia em Campo trazem experiências enriquecedoras para a formação acadêmica. “Considero esse tipo de iniciativa muito importante, pois são momentos que proporcionam mais aprendizados para nós, hoje em especial estamos conhecendo as abelhas e como são fundamentais para o ecossistema. A divulgação desses eventos é essencial para que os alunos possam conhecer cada dia mais o nosso Campus que é muito vasto de possibilidades para quem quiser se ingressar no mundo magico das agrárias”, disse a Laura.

A professora mestra e coordenadora do Observatório de Ecologia Integral e do Programa de Educação Ambiental do UniCatólica, Chryss Ferreira Macedo, parceira do evento, reafirma o compromisso da Instituição com a comunidade. “O UniCatólica, na sua missão, preza a sustentabilidade e o apoio à comunidade externa e dentro dela estão diversos públicos e um deles é a Universidade da Maturidade (UMA) que trabalha com os idosos e assim aproximar ainda mais e estreitar essa parceria. O Observatório de Ecologia Integral tem esse caráter de pesquisa, de trabalho na linha de Educação seja ela formal ou informal, e com essa aproximação do curso de Zootecnia trouxemos essa formação com o Dia de Meliponicultura e uma desmitificação a respeito das abelhas”, pontua a docente.

O contato com as abelhas

Quem também levou grandes aprendizados e registros para casa foi a aluna da UMA, Venecy Pereira dos Santos, 73 anos, que já almeja outros encontros. “Achei esse momento espetacular, a UMA como sempre tem nos surpreendido com essa categoria de trabalho e parcerias e ficamos agradecidos por estar nos mostrando tudo isso. Muitos aqui não conhecem, é a primeira vez que estamos neste tipo de evento e creio que haverá muitos outros. Para mim é maravilhoso adquirir esse tipo de aprendizado, pois não temos a capacidade muito grande de estar decorando mais, porém o que a gente vê e guarda serve para nós, os nossos netos e outras pessoas”, disse a estudante.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA