dez
Internacionalização

UniCatólica realiza evento entre Brasil e China

O curso de Administração do Centro Universitário Católica do Tocantins promoveu na noite de terça-feira, 03 de dezembro, a segunda aula do I International Experience, entre o UniCatólica e a University Saint Joseph, em Macau, na China. A aula foi realizada no auditório da unidade I e foi aberto para estudantes de todos os cursos da instituição.

Dessa vez, a aula da noite foi ministrada aqui no UniCatólica para os estudantes de ambas as instituições. A aula foi ministrada na língua inglesa, pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, professor mestre Leonardo Pugliese, com o tema “A marca guaraná Jesus sob a perspectiva da dominação territorial por parte da The Coca-Cola Company no Maranhão”. Segundo o professor, “gostaria que os alunos da China percebessem o nosso potencial econômico e de investimento. Fizemos uma breve apresentação sobre o Estado do Tocantins e apresentamos um estudo sobre o case de sucesso referente ao produto Guaraná Jesus, que envolve empresas transnacionais”, explica o professor.

Ainda de acordo com Pugliese, “o mundo está cada vez mais conectado. Acho que a China é um grande parceiro comercial do Brasil e do Tocantins, e nós precisamos preparar os nossos alunos para o mundo. Essa aula internacional é uma oportunidade excelente para eles conhecerem novas realidades”, comenta.

A organizadora do evento e coordenadora do curso de Administração, Ana Maria dos Santos, disse que esta segunda aula da China é uma troca de experiência da primeira aula, visto que na primeira, realizada no dia 05 de novembro, quem ministrou foi o professor doutor Alexandre Lobo.”Hoje nós daremos uma aula para os acadêmicos de lá. A importância disso é de possibilitar uma troca de ideias e experiências, pretendemos que os alunos façam interação, e o coordenador da University Saint Joseph, professor doutor Alexandre Lobo, está abrindo um canal de comunicação direta entre os acadêmicos para aproximar esses alunos e intensificar a experiência, diz.

Para a acadêmica do 9º período do curso de Engenharia Civil, Neima Soares Gomes, este projeto é uma oportunidade única de poder estar participando. “Primeiramente quero elogiar e agradecer a grande oportunidade que o UniCatólica está nos proporcionando por meio desta experiência internacional. No primeiro encontro me interessei pela forma no qual o assunto foi abordado, o professor doutor Alexandre Lobo exemplificou vários fatos que ele já vivenciou além de nos apresentar o mercado em Macau. Isso nos aproximou de outra realidade, foi uma experiência importante”, fala a acadêmica.

Já o acadêmico do 4º período do curso de Engenharia Elétrica, João Victor Macêdo, comenta que “essa aula foi de bastante importância, pois mostra como o UniCatólica está preocupado em nos apresentar o leque de oportunidades que temos quando nos formarmos, além de ter preparado uma apresentação do nosso Estado e suas belezas para outros países”, disse.

A coordenadora de Internacionalização do UniCatólica, professora Vanessa Cassol, fala que “o I International Experience vem como o início de um processo de internacionalização institucional de forma muito significativa para todos nós, onde nos mostra que é possível ter experiências internacionais para todos, não somente para aqueles que tem a possibilidade de ir para fora como aqueles que ficam aqui também”, finaliza.

Publicado por carla adriana

22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024