set

UniCatólica realiza entrega de peixes para Lajeado

Iniciativa busca fomentar a piscicultura na região

Com o potencial da segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, o Tocantins vem se destacando para o desenvolvimento da piscicultura. Dados divulgados pela Associação Brasileira da Piscicultura e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) revelaram que, entre os anos de 2020 e 2021, a produção de tilápias saltou de 80 para 250 toneladas, equivalente a um acréscimo de 212,5% na produção da espécie.

E para fomentar a cadeia produtiva desta espécie na região central do estado, neste sábado, 17, às 10h, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) entregará cerca de 1.500 alevinos, com peso médio de 180 gramas, para piscicultores que cultivam em tanques-rede no Parque Aquícola de Lajeado/Miracema.

A ação é fruto de uma parceria que a instituição firmou com a Prefeitura de Lajeado e está sendo organizada pelos docentes do curso de Zootecnia, o professor mestre Thiago Fontolan Tardivo, o professor doutor Peter Gaberz Kirschinik e a coordenadora do curso, professora mestre Kedma Marinho e contará com a participação de cerca de 30 acadêmicos da disciplina de Aquicultura e Patologia de Organismos Aquáticos dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária.

A ideia é entregar os alevinos e acompanhar o manejo e cultivo até o momento do abate, conforme explica um dos organizadores da ação, o professor doutor Peter Gaberz Kirschinik. “Temos a intenção de levar os peixes justamente para apoiar os piscicultores do Parque Aquícola de Lajeado/Miracema a produzirem de forma sustentável. É fundamental o nosso apoio em orientações sobre o manejo adequado dos peixes neste modelo de produção, possibilitando uma maior produtividade com sustentabilidade. Além disso, é importante colocarmos os estudantes em contato com produtores para que observem essa modalidade de produção que vai aumentar bastante e para isso é necessário saber produzir para não gerar impacto e garantir uma produtividade economicamente viável”, disse o professor.

ServiçoEvento: Entrega de cerca de 1.500 espécies de tilápias para piscicultoresData: 17 de setembro de 2022Horário: A partir das 10hLocal: Parque Aquícola de Lajeado

Publicado por Kezia Noá

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.