2022
abr
29
Geral

UniCatólica e Naturatins inauguram banco de material biológico

As amostras ficarão armazenadas na unidade II do UniCatólica e contribuirá para estudos a serem desenvolvidos no país 

Na presença de acadêmicos de Medicina Veterinária, docentes, médicos veterinários, biólogos e servidores públicos, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e com o Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU), lançou na tarde desta quarta-feira, 28, o primeiro banco de material biológico de animais silvestres do Tocantins que contribuirá para a realização de estudos entre pesquisadores e estudantes de todo o país.  

A iniciativa contou com o apoio do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil, por meio da Coordenadora e Professora Doutora Flávia Miranda, que veio da Bahia ministrar um treinamento com a demonstração dos protocolos de coleta de material biológico dos tamanduás. As técnicas podem também ser aplicadas em outras espécies. Em sua abordagem, a pesquisadora também detalhou particularidades fisiológicas e exames clínicos em animais silvestres.  

Segundo a docente, há uma grande necessidade em desenvolver pesquisas sobre animais silvestres no Tocantins. “Esse treinamento é extremamente importante para capacitar os alunos de Medicina de Veterinária e os profissionais a coletarem amostras biológicas de diferentes espécies, focamos nos tamanduás, porque o Tocantins é uma das áreas mais ricas do Brasil em biodiversidade e precisamos destas amostras biológicas para entender a genética e saúde dos animais daqui da região. Isso vai beneficiar diretamente os pesquisadores e a fauna do estado, esse vai ser, sem dúvidas, o começo de um projeto que a longo prazo vai trazer muita informação relevante para a preservação destas espécies no estado”, afirmou Flávia Miranda.  

O Professor Mestre em Ciências Veterinárias, André Luiz Hoeppner Rondelli, responsável pelas disciplinas Clínica e Manejo de Animais Silvestres e Práticas Integradoras e Extensionistas II – Animais Selvagens do UniCatólica, aproveitou a oportunidade para acompanhar os seus alunos no treinamento. “Foi um imenso prazer receber a professora e pesquisadora Flávia Miranda em nossa instituição. Os nossos estudantes hoje podem contar com a parceria do Naturatins que é essencial por permitir o estreitamento dos laços dos discentes com esses animais fantásticos e mais, com a realidade, o trabalho e as ações de conservação que são realizadas no nosso estado”, disse o docente. 

O olhar acadêmico  

Encantada pelo segmento, Carolina Collicchio Federighi que já está no 9º período de Medicina Veterinária, é estagiária no Naturatins e coordena o Grupo de Estudo de Animais Selvagens (GEAS) do UniCatólica, fez significativas considerações acerca da iniciativa. “A área de animais silvestres me atrai muito e atividades como essa é fundamental para contribuir para minha bagagem de aprendizado. Foi ótimo aprender com a Flávia, uma especialista na área”, frisou Carolina. 

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024
UniCatólica contrata Auxiliar de Serviços Gerais
14 março 2024
Pesquisa IASE 2024 avalia empregabilidade de egressos