UniCatólica arrecada cestas básicas e beneficia idosos

O Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica, por meio do Projeto Fazendo Direitinho, arrecadou um total de 105 cestas básicas que foram entregues no último sábado, 26, aos alunos da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa contou com o apoio de colaboradores, bem como professores, acadêmicos, junto às suas famílias, amigos e vizinhos.

A ação é feita sob a orientação do idealizador, professor doutor Antônio César Mello, semestralmente, e é voltada a crianças, mas devido ao cenário de pandemia, as atividades estão temporariamente direcionadas à assistência social. A escolha para beneficiar os alunos da UMA partiu de uma parceria de projeto de extensão entre a UFT e o Curso de Direito do UniCatólica que proporcionou conhecimento acerca da vulnerabilidade econômica vivenciada neste período.

A Coordenadora do curso de Direito, professora doutora, Alana Carlech, destaca a essencialidade de iniciativas sociais que devem ser vistas sob uma ampla perspectiva. “A ação é sempre um momento de muita emoção que nos faz enxergar um pouco além das nossas bolhas, aproxima nossos acadêmicos de uma realidade social infelizmente ainda muito desigual e que necessita de soluções jurídicas, econômicas, políticas, sustentáveis, enfim, que precisa de visibilidade para ser discutida no ambiente acadêmico. Portanto, vai muito além de um momento de doação de cestas, vez que desperta para a busca de soluções mais permanentes”, afirma a professora.

O Projeto

O Projeto Fazendo Direitinho foi criado pelo curso de Direito, com o objetivo de levar um dia de alegria para crianças vulneráveis e troca de conhecimentos entre a comunidade e nossos acadêmicos, mas a ação se ampliou institucionalmente.

A primeira atividade aconteceu no mês de dezembro de 2011, quando por meio de uma parceria da então Faculdade Católica do Tocantins com a loja de brinquedos RIHAPPY e o Capim Dourado Shopping beneficiou 18 crianças atendidas pela entidade Sementinhas do Amor, onde puderam vivenciar um Natal diferente naquele ano.

Publicado por Kezia Noá

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024