jul

Tem início a semana da Pastoralidade e Formação Continuada para os docentes

Teve início nessa segunda-feira, dia 29 de julho, a programação da Semana de Planejamento e Formação Continuada 2019/2. A abertura aconteceu na sala Google, com plantão de Atendimento para inserção do Plano de Ensino.

À tarde, os docentes participaram da palestra“A importância da adoção das Metodologias Ativas e Estratégia Didáticas Assimétricas no Ensino Superior”, ministrada pelo doutor em Educação e Google Innovator, Paulo Tomazinho.
No período noturno Paulo ministrou a oficina “Estratégias Didáticas Assimétricas.

Segundo o palestrante, doutor Paulo Tomazinho, “a principal mensagem que queremos passar é de que o ensino nem sempre significa aprendizagem, ou seja, às vezes temos aquele professor que está muito empenhado e preocupado em dar a sua melhor aula, mas ele está pouco preocupado na efetiva aprendizagem do seu aluno. As vezes a nota, na verdade, é a capacidade que o aluno tem de reproduzir na prova as mensagens transmitidas pelo professor, mas o aprendizado na verdade, não é só esta memorização, o aprendizado é a capacidade de análise, a capacidade de juntar novas informações, ser criativo para resolver novos problemas”, comenta.

De acordo com o professor Frederico Borges, “fica em evidência a preocupação que o Unicatólica tem com a reciclagem dos seus docentes e profissionais de modo geral. Nós, enquanto docentes, temos uma missão muito importante que é a de ensinar e criar estratégias para que os nossos alunos aprendam e isso foi muito bem colocado pelo palestrante. Foi uma oficina bastante rica, que caminhou da neurociência até diversas ações pedagógicas que podem ser pontuadas. Essas vão contribuir bastante conosco ao longo do semestre, levando em conta que estamos em constante formação”, finaliza.

A semana de planejamento segue até sexta-feira, 02 de agosto, com oficinas e palestras para o corpo docente da instituição.

Publicado por carla adriana

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.