mar
Estudante

Semana da Acolhida tem programação especial para estudantes

A semana de boas-vindas aos acadêmicos do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foi repleta de uma rica programação com Aula Magna, lançamento de livro e contou com a presença de palestrantes locais para abordar temas de extrema relevância ao contexto acadêmico.

Com o tema “Notas sobre a atitude para ser feliz”, a Aula Magna deu início às atividades na noite da última segunda-feira, 13, e foi intermediada pelo reitor da Instituição, professor doutor Gillianno Mazzetto. Já na terça-feira, 14, os novos acadêmicos da Escola de Ciências Agrárias participaram da palestra “O Futuro é Hoje” com o convidado Omar Hennemann.

Em suas palavras, o palestrante destacou como o tema pode contribuir para a trajetória profissional dos estudantes. “O futuro das pessoas que estão iniciando as suas atividades nos cursos no UniCatólica é hoje, porque quem vai construir algo que parecia ser distante são os acadêmicos que estão todos os dias acumulando um pouco mais de conhecimento. É preciso pensar, refletir e ressignificar! Adoro falar para pessoas que têm sede de conhecimento, ao transmitir não tenho dúvidas de que aprendo tanto quanto eles, essa energia que a juventude traz para a sala de aula, independentemente da idade, é que precisamos entender para a construção de um futuro melhor”, disse Omar.

O acadêmico do primeiro período de Agronomia, João Pedro Souza Marques, enfatizou o aprendizado que adquiriu para a sua bagagem profissional e a importância da Semana para recepcionar os novos estudantes. “A palestra ‘O futuro é hoje’ foi bem oportuna para mim que estou começando a vida acadêmica, diria não apenas para o futuro, mas sim para o agora, para que lá na frente eu colha os frutos que plantei no passado. Quero parabenizar toda a equipe do UniCatólica pelo acolhimento com os calouros, sempre tive em mente fazer a minha graduação nessa Instituição pela organização e a parte prática que chamou a minha atenção”, disse João Pedro.

O livro

E nesta quarta-feira, 15, aconteceu o lançamento do livro “Diálogos Jurídicos na Universidade”, organizado pela professora doutora Valdirene Cássia da Silva. A obra é composta por 35 capítulos e apresenta o conjunto de produções de 55 estudantes de Direito da instituição, abordando diversas temáticas, reflexões e perspectivas sobre a justiça e o direito.

Ainda no lançamento, o procurador do Estado, Murilo Francisco Centeno, ministrou uma palestra sobre o tema Direito, Pesquisa e Interdisciplinaridade.

Encerramento

E para encerrar a programação da Semana de Acolhida, nesta quinta-feira, 16, foi a vez de todos os calouros da unidade 1 prestigiarem a palestra “O Futuro é Hoje”, com Omar Hennemann. Cerca de 200 estudantes estiveram presentes.

A pró-reitora acadêmica, professora mestre Mariana Lacerda Barboza, explica o porquê da realização do evento. “O principal objetivo dessa Semana de Acolhida é receber bem os nossos calouros para que desde o início da sua jornada e experiência no UniCatólica, eles se sintam parte dessa família. É com uma perspectiva de hospitalidade e acolhimento que realizamos esse momento, oportunidade para apresentarmos a nossa proposta educativa, o Ecossistema Educativo”, finalizou Mariana.

Publicado por Kezia Noá

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024