Professores participam de formação continuada

Iniciaram no último sábado, os três primeiros módulos do Encontro de Formação Continuada para os professores da Faculdade Católica do Tocantins. Os três módulos tratam de assuntos de vivencia dos professores. Em um deles, o “Relações Interpessoais e seus efeitos na aprendizagem”, conduzido pelo professor e psicólogo Lucas de Oliveira, os docentes puderam, através de uma dinâmica, recordar os processos escolares pelos quais passaram desde a sua alfabetização até a faculdade.

A partir dessa experiência, os professores puderam debater sobre que foi trazido para a sala de aula, e o que de importante ficou para trás e pode melhorar o processo de ensino. Também puderam verificar o que fazer para resgatar as boas práticas ministradas pelos professores de antigamente.

“Os alunos, hoje, não tem mais o mesmo respeito que se tinham para com os professores, eles (alunos) precisam entender que não são clientes em uma sala de aula, e sim aprendizes. Está inversão de valores que acontece hoje deve ser abandonada, e se deve trazer para a sala de aula a relação Mestre/Aprendiz”, disse o professor mestre, Francisco de Paula.

Sobre a formação

A Formação continuada propõe a otimização do corpo docente da Instituição para promover uma formação continuada e em serviço por meio do incentivo às leituras e propostas práticas de reflexão, bem como a coordenação de grupos de discussão, sejam eles presenciais ou virtuais. Ainda acontecerão outros dois módulos, o Ambiente Católica Virtual (ACV), que será ministrado pelo Professor Mestre, Marco Antonio, que deverá propor meios de melhorias na utilização do ACV. O último módulo, sob-responsabilidade da coordenadora do Núcleo de Apoio Didático e Metodológico (NADIME), Professora Mestra, Rachel Bernardes abordará questões sobre o fazer pedagógico, pautado em teorias e práticas que auxiliam no desenvolvimento da ação docente.

29 agosto 2024
Egresso de Engenheira Elétrica participa da CPAM
28 agosto 2024
UniCatólica apresenta pesquisa sobre inovulação de embriões