2024
out
08
Evento

Palestra destaca a importância da arquitetura para idosos

Na última quinta-feira, 03, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) sediou no Lounge IdeIA na CasaCor, uma aula ministrada pela  professora Ma. Ludmila Benedetti, que abordou a urgência de se pensar em uma arquitetura voltada para as necessidades da população idosa. Com o aumento significativo de quase 60% na população de idosos brasileiros nos últimos 12 anos, a questão da adaptação dos espaços para esse público nunca foi tão relevante.

Durante sua fala, a professora Ludmila trouxe dados alarmantes: “A queda de idosos é responsável por 70% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos e 70% dos acidentes de pessoas com mais de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências”, explicou. A professora também fez uma analogia interessante, comparando os cuidados que os pais têm ao preparar suas casas para a chegada de um bebê com a falta de preparo para o envelhecimento desses pais. “Medidas simples como balizadores próximos ao chão para iluminar corredores e cadeiras com braços para ajudar no ato de levantar e sentar, podem ser cruciais para evitar quedas e garantir mais segurança”, disse.

Com a comemoração do Dia do Idoso, a reflexão proposta pela professora se torna ainda mais pertinente. É necessário pensar no bem-estar e na segurança do ambiente em que os idosos vivem, especialmente em um país onde a expectativa de vida tem aumentado consideravelmente, impulsionada pelos avanços da medicina.

O estudante do 6° período, Luís Fernando Santiago, também expressou seu entusiasmo com o conteúdo apresentado: “O mundo tem envelhecido com qualidade, muito em razão dos avanços médicos, mas o que a professora Ludmila falou me fez refletir. Organizamos todo um ambiente para receber um bebê, mas não fazemos o mesmo para os nossos idosos. Eles precisam de cuidados específicos e o que me chamou a atenção foi como pequenos detalhes no design de um espaço podem fazer toda a diferença para o bem-estar e segurança deles”.

Ele ressaltou ainda o desafio de projetar para a população idosa, destacando que muitos dos parâmetros de arquitetura precisam ser revistos. “Como arquitetos, sabemos os tamanhos e distâncias adequadas para a maioria das pessoas, mas, para os idosos, esses parâmetros mudam. O cuidado tem que ser redobrado, pois há uma resistência natural em aceitar ajuda, o que torna nossa responsabilidade ainda maior”.

 

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

06 dezembro 2024
Estudantes de escolas públicas conhecem estrutura do UniCatólica
05 dezembro 2024
Grupo UBEC premia professores por projetos de inovação
05 dezembro 2024
UniCatólica Realiza Ação Global em Taquari