2021
out
25
Institucional

Nova edição do “Fazendo Direitinho” ajuda famílias da Capadócia

Em comemoração ao Dia das Crianças, acadêmicos, docentes e colaboradores do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveram mais uma edição do Projeto Fazendo Direitinho, no último sábado, 23. Dessa vez, a ação atendeu o setor Capadócia com distribuição de 80 cestas básicas às famílias e ainda teve café da manhã, pintura facial e entrega de 120 brinquedos, lembrancinhas e doces às crianças.

A iniciativa foi idealizada em 2011 e é coordenada pelo professor doutor Antônio Cesar Melo que destaca os aprendizados que a ação tem gerado a cada edição. “A ideia, pelo próprio slogan do Projeto, é que onde a gente vá deixemos uma semente de gratidão por tudo aquilo que temos e o que podemos fazer pelo próximo, assim a gente amadurece no sim e no não. O pior momento não é o da realidade social que vemos, mas é aquele de dizer não, quando não há mais comida para dar e isso fortalece e engradece  a todos”, destaca o docente.

 

Para a acadêmica do 8º período de Direito e uma das organizadoras do Fazendo Direitinho, Kécia Lima, o Projeto faz a diferença na vida tanto dos envolvidos, quanto dos beneficiados. “É renovador ver o olhar de gratidão das pessoas que ajudamos, é mágico poder fazer a alegria de uma criança, fazer com que elas se sintam especiais, acolhidas, amadas, encorajá-las a estudar e a lutar pelo futuro dos sonhos. O propósito do Fazendo Direitinho é semear gratidão, espalhar esperança, e acima de tudo, fazer o bem com amor sempre”, afirma Kécia.

Uma ideia que transforma vidas

Participante do Projeto desde 2019, a aluna do 8º período de Direito, Maria Barros da Silva, carrega mudanças significativas na sua vida, resultados do engajamento na iniciativa. “Eu sempre tive medo de falar em público, mas a partir do Projeto comecei a transformar isso na minha vida, pois passei a entender que as pessoas precisavam de mim e tinha que ser forte para continuar. Então, tive que aprender a ouvir, a comunicar com as pessoas e foi o Fazendo Direitinho que me levou para esse ambiente e fez com que eu tomasse um novo rumo na minha vida. Então a cada edição aprendo um pouco mais, vivo mais a realidade de outras pessoas, é satisfatório ver a transformação de cada família que a gente visita e dá assistência”, disse Maria.

Projeto Fazendo Direitinho
O Fazendo Direitinho é um projeto de extensão do UniCatólica que tem como objetivo principal ajudar famílias de comunidades carentes de Palmas e região. A ideia do projeto é proporcionar aos alunos um espaço para o desenvolvimento de ações voluntárias e o aprimoramento dos princípios ensinados em sala de aula, como por exemplo, o da dignidade da pessoa humana e seus direitos.

As ações acontecem três vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e as demais em outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, e em dezembro. A próxima edição está confirmada para ser realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, no Lar Batista.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA