2018
out
04
Geral

Zootecnia promove a II Semana da piscicultura

Comunicação Católica do Tocantins – Marielen Wieczorek Frantz

Nos dias 25,26,27 e 29 de setembro aconteceu a II Semana da piscicultura do curso Zootecnia da Católica do Tocantins juntamente com o grupo de pesquisa e estudo em aquicultura e pesca (GPEAP), atlética 18@ e Centro Acadêmico de Zootecnia, na unidade II.

O evento teve apoio do Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Agrofish, Aquabel, Agronorte, Hidrobios, Pescados Piracema, Aquicultura Fazenda São Paulo e Casa do Piscicultor.

No dia 26 de setembro, contou com as palestras “Inovação e Pesquisa na piscicultura”, ministrada pelo Mestre em Aquicultura e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa pesca e Aquicultura, Eric Arthur Routledge, “Produção de Tilápias – Inovação e Tecnologia”, ministrada pelo Médico Veterinário e especialista em gestão empresarial pela UFV-SP, Mário Mesquita, “Caso de sucesso no Tocantins – Piscicultura e Sustentabilidade”, ministrada pelo membro do comitê de piscicultura e do comitê de bacias do Manoel Alves, Valtei Valadares, finalizando o dia com a degustação de pescados.

No dia 27 de setembro, as palestras foram sobre o “Melhoramento Genético na Piscicultura”, ministrada pela pesquisadora doutora Luciana Shiotsuki e “Egressos de Zootecnia da Católica do Tocantins na Piscicultura: Caminhos de oportunidades”, ministrado pelos egressos Pollyana Araújo, formada em 2018/1 e é bolsista DTI do CNPq na Embrapa Pesca e Aquicultura e o egresso Aurisan da Silva Barroso, formando em 2014/2.

Para Kėtuly da Silva Ataides, 8º Período de Zootecnia e Presidente do Centro Acadêmico, diz que “nós estamos à frente da organização do evento desde a sua primeira edição, a importância deste evento para os acadêmicos é imensurável, pois o Tocantins tem um potencial muito grande para o desenvolvimento da piscicultura e precisamos de profissionais para suprir a necessidade de mão de obra. Este evento, mesmo que organizado pelo curso de Zootecnia, tem como público também os acadêmicos dos cursos de medicina veterinária e agronomia. Vale ressaltar que, sempre convidamos empresas da área, pesquisadores e pessoas que atuam no mercado diretamente com a piscicultura no estado, então é uma possibilidade para o acadêmico ter acesso a estas pessoas, assim podem começar a criar contato e quem sabe conhecer um possível empregador”, comenta.

Professor mestre Thiago Fontolan Tardivo, comenta que “ a semana da Piscicultura acontece para despertar interesse da piscicultura nos acadêmicos, fazendo com que conheçam novas atividades, os potenciais, a empregabilidade e conhecer que existe este tipo de nicho dentro do Estado do Tocantins. A Faculdade Católica se empenha em buscar novas tecnologias da piscicultura e passar este conhecimento para os alunos, e temos como parceiros do evento a Embrapa Pesca e Cultura no Estado, onde grande parte dos bolsistas da Embrapa são alunos da Faculdade Católica, e esse é o momento de buscarmos isso, uma interação para cada vez maior entre os alunos das agrárias, principalmente da Zootecnia, para que assim possam enxergar mais este mercado da piscicultura e se profissionalizarem nele porque vai ter necessidade de mão de obra qualificada”, finaliza.

A II semana teve o seu encerramento no dia 29 de setembro, com o dia de Campo: Piscicultura e lazer, no Pesque e Pague Hidrobios.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.