dez

UniCatólica realiza o 1º Agrárias Chef

Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins promoveram na noite de segunda-feira, 02 de dezembro, no pátio da unidade II, o 1º Agrárias Chef, com o tema “Alimentos inovadores”. Participaram do evento os os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Processamento de Produtos Agroindustriais, do curso de Agronomia e Tecnologia de produtos de origem animal, dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O evento teve um total de 26 pratos apresentados, divididos em 5 categorias, sendo elas: carnes, ovos, leite, mel e pescados. Todos os pratos foram feitos por estudantes dos cursos de Ciências Agrárias do UniCatólica.

A premiação dos pratos foram nas seguintes categorias: Apresentação do prato; Criatividade, Carne; Leite; Sabor; Mel; Ovos, Organização de equipe; Valorização regional; Peixe e Campeão Geral.

Segundo o acadêmico do 8º período do curso de Medicina Veterinária, Gabriel Teodoro de Barros, participante na categoria mel, o grupo já trabalhava no projeto há três meses e meio. “Começamos a desenvolver o projeto do Hidromel assim que foi lançada a proposta do Agrárias Chef, e nós ficamos bastante animados. No início, foi um pouco difícil desenvolver algumas coisas, até que chegamos com a ideia do hidromel. É um produto que já existe, mas não é todo mundo que conhece, é uma das bebidas mais antigas do mundo”, fala.

Gabriel também contou que tiveram que estudar muito para a produção do Hidromel. “Tivemos que aprender a trabalhar a parte de processamento de inspeção de produtos, de controle de qualidade, de rotulagem, fabricação e marketing. Também precisamos estudar legislação para saber o que poderíamos ofertar de um produto alcoólico, isso nos tirou da zona de conforto e tivemos que procurar coisas novas, foi muito bacana”, comentou.

Um dos organizadores do evento, professor mestre Luis Flavio Botelho fala que as categorias foram sorteadas entre os grupos. “Cada grupo tinha que desenvolver um produto, preferencialmente inovador, dentro da ementa da disciplina. Podemos avaliar em momentos diferentes o crescimento do acadêmico, considerando todos esses parâmetros que devem ser elaborados por eles, após já terem sidos expostos em sala de aula. No evento temos a apresentação de todo o trabalho que os acadêmicos desenvolveram ao longo do semestre”, diz.

Para o empresário sócio da empresa Tô no Lucro, Fabio Varanda Carneiro, que foi jurado no evento, disse da alegria de participar do Agrárias Chef. “É gratificante receber este convite por verem em nós uma empresa de referência nessa área, e para nós é importante incentivar esses acadêmicos, tem muita coisa boa aí que pode virar negócio, eles criaram um produto de uma empresa fictícia, uma marca, uma logo e estão vendendo aquilo que produziram, é muito legal”, comenta.

O professor mestre Thiago Tardivo, que também organizou o evento, disse que “percebemos que esse evento é de grande importância para os alunos, pois é a metodologia que a gente aplica com eles, uma metodologia inovadora, aprendizagem baseada em projetos e empreendedorismo, agregando a disciplina de Processamento de Produtos Agroindustriais , para que eles possam ter uma ideia de algum trabalho para desenvolver, se organizarem em projetos, de trabalho em equipe, e isso é muito importante no mercado de trabalho e acaba agregando bastante para eles desta forma”, finaliza.

Confira os pratos premiados:

Categoria Tipo de prato Nome do prato Empresa Grupo
Carne Hambúrguer Hambúrguer Artesanal de Carne Bovina Dallas Grill Filipe Carrilho Arantes Ribeiro; Kardeny Kardec

Natália Barros Previato

Sabrina Neves Andrade

Monyque S Lopes Albuquerque

Thayná Rocha Ramos

Leite Queijo recheado Queijo Paixão Caipira Sabor do Sertão Walison Thiago Araujo Monteiro

Isabela Barreto Sobral de Carvalho

Gustavo Americo da Silva

Frederico Costa Campos

Marcelo Breno Ribeiro Silva