UniCatólica participa da Semana de Proteção dos Animais

Na tarde de hoje, 09 de outubro, o reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins, padre Helenes Oliveira de Lima, juntamente com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana Pieroni, participam da 1ª Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, realizada pelo Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais). O evento faz parte das comemorações do dia 04 de outubro, Dia Mundial dos Animais, e tem como objetivo estimular uma reflexão acerca dos direitos dos animais.

O evento que iniciou no dia no dia 06 de outubro, trouxe temas relacionados à proteção dos animais distribuídos entre os eixos que envolvem animais de produção, esporte, laboratório, silvestres e domésticos/domesticáveis, e foram transmitidas pelo YouTube, no canal Meio Ambiente Tocantins.

No encontro foi apresentado a nota técnica nº 001/2020 elaborada pelo Comitê Pró-Animais para as universidades que ofertam o curso de Medicina Veterinária e Zootecnia. A Intenção é que as instituições, frente às necessidades e às demandas dos animais de pequeno porte, maus-tratos e falta de controle, criem programa de extensão universitária para atendimento, promovendo o elo animal e sociedade para a melhoria na qualidade de vida.

Padre Helenes fez a abordagem em relação ao trabalho que a instituição tem realizado, inclusive com parcerias, “o curso de Medicina Veterinária recebeu a comissão do MEC para avaliar o curso, e fomos muito bem avaliados na dimensão da extensão. Ao pensar na Nota Técnica, vocês foram muito felizes em abordar a natureza do ensino superior, entre o ensino, pesquisa e extensão, isso é forte e necessário. Acreditamos que a academia e a comunidade devem estar integrados. Devemos estar atentos aos problemas sociais”, finaliza.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana Pieroni, fala que “essa nota técnica vem para ampliar e dar mais visibilidade para as ações que já realizamos no UniCatólica, podendo intensificar as parcerias”.

A comemoração do Dia Mundial dos Animais segue durante todo o mês de outubro com uma campanha, promovida por meio das redes sociais da Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que busca orientar sobre a proteção dos direitos dos animais.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.