mar

UniCatólica implanta projeto Agroflorestal na instituição

O Centro Universitário Católica do Tocantins, por meio do Programa de Educação Ambiental – PEA, implantou o projeto Sistema Agroflorestal – SAF na instituição. Localizado na unidade II do UniCatólica, a Agrofloresta tem como estagiários acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia, sob supervisão dos professores Chryss Ferreira Macêdo, Peter Garbez e Mirian das Mercês.

O projeto tem como objetivo estimular os estudantes a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. As atividades foram iniciadas em setembro de 2019, com a preparação da área, solo e as sementes.

Para a idealizadora do Sistema Agroflorestal, Chryss Macêdo, a intenção é trazer novos olhares para as culturas agroflorestais, novos aprendizados e pesquisas. “Queremos que nossos alunos possam perceber a importância não somente da produtividade, como máxima de uma área, mas a importância da diversidade, ciclagem de nutrientes, as associações, trocas de experiências, e que em uma pequena área pode-se ter produção, variabilidade, recuperação de uma área degradada sem a necessidade de uso ostensivo, tendo um olhar mais holístico para o Sistema Agroflorestal”, explica.

O Sistema Agroflorestal do UniCatólica visa promover a Agroecologia levando-se em conta as suas diversas dimensões (econômica, social, ecológica, cultural, política e ética), além de promover a restauração da Área de Proteção Permanente – APP da unidade II.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

25 abril 2024