dez

UniCatólica assina termo de cooperação técnica com Prefeitura

“A cidade de Palmas passa a ser referência dos nossos projetos voltados aos idosos. Só vi cinco municípios brasileiros com um espaço de vivência como esse e com tantas atividades voltadas a dar qualidade de vida aos nossos idosos”, afirmou o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), Antônio Costa, na tarde desta segunda-feira, 9, durante cerimônia de entrega de equipamentos para um laboratório de informática no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.

A abertura do evento teve como atração a apresentação das crianças do grupo Tamandalata, da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré.

Na presença de mais de 100 idosos, a prefeita Cinthia Ribeiro, juntamente com o reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Padre Helenes de Oliveira, assinaram um termo de cooperação técnica, em que o Município de Palmas disponibiliza o espaço físico, equipamentos de informática (entregues na cerimônia) e material de expediente, para que os alunos do curso de Sistemas de Informação possam desenvolver as aulas de informática para os idosos.

Diante da fala do secretário nacional, a prefeita destacou que esse reconhecimento é prova de que Palmas está no caminho certo. “Estamos fazendo política pública com resultado, onde as pessoas são o centro da nossa gestão. E hoje estamos retribuindo àqueles que tanto cuidaram, só assim teremos uma cidade mais humana, no discurso e na prática”.

O espaço para implantação do laboratório de informática, também inaugurado, passa a contar com 10 computadores, 10 webcams, uma impressora e um projetor de imagem, recebidos pelo programa ‘Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável’, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

O reitor do UniCatólica, Padre Helenes de Oliveira, ressaltou a importância da parceria para dar mais qualidade de vida ao idoso.

“A universidade está feliz por fazer parte desse projeto e estamos abertos para mais parceiras”. A secretária de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, lembra que outra parceria com o UniCatólica também já ajudou a transformar os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em ambientes mais humanizados.

“Parcerias como essa só fortalece o nosso trabalho. E um compromisso que tenho é de fazer políticas públicas com o idoso e não só para o idoso. A diferença é que eles participam das decisões”.

Ter autonomia e vida de qualidade é o que Áurea Almeida dos Souza, de 71 anos, quer. Ela foi a primeira a se matricular no curso de informática, e não escondia a ansiedade para começar as aulas. “Eu nunca tive contato com computador e essa é a oportunidade. Hoje só mexo no celular, whatsapp e Facebook“.

Célia Soares Afonso, de 65 anos, sempre que possível acompanha o marido Gilson Afonso, de 78 anos, nas atividades festivas do parque. “Meu esposo sempre participa aqui das atividades, eu gostaria de participar mais, pois estou muito interessada no curso,  pois sou uma analfabeta digital, só seu usar o celular”.

Os equipamentos doados para Palmas serão utilizados com a finalidade de  democratizar o acesso às tecnologias da Informação, facilitando os serviços e atendimentos virtuais, acesso a cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD) e outras atividades do programa ‘Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável’. Com o objetivo de permitir a inserção do idoso na sociedade da informação. Alertando ainda sobre os cuidado com as ameaças nos ambientes virtuais, para não serem vulneráveis a golpes.

O programa

O Programa ‘Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável’ já foi implantado em mais de 30 municípios brasileiros, e sua meta é atingir 100 municípios ainda em 2019. A adesão ao programa é voluntária e a existência de um Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa em plena atividade é uma prerrogativa para a aceitação do Município.

Fonte: Secom Palmas

Publicado por Jordania Negreiros Mota