2012
mar
10
Institucional

Professor da Católica participa de entrevista para TV

O sociólogo e professor da Faculdade Católica do Tocantins, Osnilson Rodrigues Silva,  concedeu entrevista nesta sexta-feira,  à TV Anhanguera – filiada da Rede Globo, na ocasião o docente falou sobre  o direito que a mulher brasileira conquistou de votar  há 80 anos, completados ontem, dia 9 de março.

A matéria também mostrou uma pesquisa que o Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou mostrando que o Tocantins, proporcionalmente, é o terceiro estado, entre as federações, com o maior número de mulheres prefeitas. Ao todo o Estado possui 26 mulheres à frente das gestões municipais.

HISTÓRIA

Faz somente 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. A prerrogativa foi obtida por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, na época a conquista não foi completa. A legislação permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. Essas restrições só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, a lei não tornava obrigatório o voto das mulheres. Apenas o masculino. As mulheres só passaram a ter a obrigatoriedade de votar em 1946.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas