2012
maio
24
Geral

Meliponicultura é tema de capacitação para alunos

Acadêmicos do curso de Zootecnia da Católica finalizam nesta sexta-feira, 25, o curso de Meliponicultura, uma atividade de criação de abelhas sem ferrão, realizado pelo instrutor do Ruraltins, Wandro Cruz. O curso tem como objetivo aliar a teórica com a prática, o instrutor veio especialmente de Araguaína para realizar a capacitação, que acontece na Unidade II da Faculdade.

O coordenador do curso de Zootecnia, Peter Gaberz Kirschinik, explicou que os alunos terão a oportunidade de aprender deste a fabricação das caixas, capturar, manusear e multiplicar as colméias. “A meliponicultura tem grande potencial econômico por ser uma atividade de baixo custo, o que eleva a renda mensal dos envolvidos”, informou Peter.

Segundo os especialistas, o mel das abelhas sem ferrão é considerado o mais delicioso que existe, além de ser diferenciado por sua consistência, aroma, coloração e sabor. Para o aluno do 1º período de Zootecnia, Giovanni Ozelim, a capacitação é válida, pois ajuda na produção do mel de abelha sem ferrão. “É uma atividade que está em iniciando ainda no Tocantins, e por isso requer muita capacitação por parte dos técnicos e produtores”, destacou.

Existem centenas de espécies desse tipo de abelha no Brasil, na Católica, os acadêmicos estão trabalhando com as espécies Jataí e Uruçu. O mel produzido pelas abelhas sem ferrão é diferenciado pelo sabor e pelas importantes propriedades funcionais em relação à saúde humana.

De acordo com o instrutor, Wandro Cruz, este curso visa como criar e manejar essas abelhas e a partir daí como obter lucro com essa atividade. A duração é de quatros dias e é composto de aulas teóricas e praticas. “A criação da abelha sem ferrão é social, ecológica, econômica e cultural, já que essa abelha faz parte da cultura do povo”, destaca Cruz.

 

 

 

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas