2020
jun
01
Geral

Grupo UBEC lança projeto “Esperançar Católica EAD”

Projeto abrange a oferta de cursos livres, gratuitos, de curta duração, com certificação de extensão universitária e que tratam de temas relevantes para a sociedade.

Neste período de distanciamento social, o Grupo UBEC – União Brasileira de Educação Católica, por meio da Católica EAD – Universidade Católica de Brasília (UCB), com o apoio da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica, lança o Projeto ESPERANÇAR.

A iniciativa está disponível por meio de plataforma digital ead.catolica.edu.br/esperancar, com o propósito de ofertar diversos cursos livres, de extensão universitária e de forma totalmente gratuita para todas as pessoas. Promovendo assim, amplo acesso à informação e ao conhecimento. Todos os cursos têm estreita relação com a identidade e a missão do grupo educacional, com duração de 40 horas e serão certificados pela UCB.

Em um cenário complexo e desafiador, onde as pessoas necessitam permanecer em casa para conter a proliferação da pandemia do novo coronavírus a educação a distância se potencializa e se torna, mais do que nunca, uma grande aliada no desenvolvimento educacional. O Especialista de Pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Silva, explica que o Projeto Esperançar e seus conteúdos estão em profunda comunhão e alinhamento com a missão do Grupo UBEC, além de representar um intenso compromisso institucional com a educação e com a missão da Igreja Católica. “O intuito institucional é que os cursos cheguem a todos os nossos estudantes, colaboradores, associadas e comunidades onde atuamos. O projeto também é destinado a todas as pessoas que desejarem se aprofundar em temas relacionados com a nossa missão e nosso jeito de evangelizar e transformar o mundo por meio da educação. A iniciativa é aberta a todo o público”, esclarece Joaquim.

O projeto foi concebido a partir de cursos inicialmente organizados e promovidos pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), também pertencente ao Grupo UBEC. A Diretora Executiva de Educação e Expansão do Grupo, Profa. Dra. Roberta Gontijo, aponta que “o momento de lançamento deste relevante projeto é oportuno, pois ESPERANÇAR é o que mais precisamos neste delicado tempo da humanidade. Espero, portanto, que os cursos sejam contribuição na sociedade e que possam dialogar sobre alteridade, identidade, multiculturalismo e relações de saber-poder com todos os interessados”, ressalta a diretora.

Esperançar é não desistir, é acreditar que é possível transformar

A inspiração para nomear o projeto com o título “Esperançar”, surgiu da grande referência em educação no Brasil: Paulo Freire. A Coordenadora Acadêmica da Católica EaD, Profa. Dra. Viviane Alves, afirma que o conteúdo dos cursos livres é pensado em uma educação que seja desenvolvida a partir de práticas pedagógicas que promovam a liberdade e esperança de todas as pessoas envolvidas.

Para o lançamento do projeto, os cursos disponíveis na plataforma digital são: Direitos Humanos; Fraternidade e Políticas Públicas; Gênero, Lutas e Conquistas; Quantas cores têm a escola?; Migrações Contemporâneas e Refúgio; e Gestão Ambiental. “Já possuímos uma programação para a inserção de novos cursos. Acrescentaremos cada vez mais conteúdos, sempre com uma proposta educativa alinhada com os nossos valores e identidade institucionais”, informa a coordenadora.

O Grupo UBEC

Fundada em 1972, a União Brasileira de Educação Católica – UBEC surgiu com o objetivo de manter instituições católicas de ensino, proporcionando uma rede de educação sólida e de qualidade.

O grupo UBEC é formado pela união de cinco Congregações Religiosas e uma Diocese: A Província Lassalista de Porto Alegre – Irmãos Lassalistas; a Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Padres e Irmãos Estigmatinos; a Província Marista Brasil Centro-Norte– Irmãos Maristas; a Inspetoria São João Bosco – Salesianos de Dom Bosco; a Inspetoria Madre Mazzarello – Irmãs Salesianas, e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, em Minas Gerais.

O Grupo UBEC possui atuação em diversos locais do país, por meio da educação básica e superior. Atualmente com unidades em Brasília/DF, com a Universidade Católica de Brasília – UCB e o Centro Educacional Católica de  Brasília (CECB); em Minas Gerais com o Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (UNILESTE) e Colégio Católica Padre de Man (CPM); em Palmas/TO com o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica); e no Recife/PE na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR). A UCB conta ainda com a Católica EAD, com a presença de dezenas de polos distribuídos pelo Brasil e nos Estados Unidos, Japão e Angola.

Aproveite o período de distanciamento social para conhecer o projeto Esperançar e os cursos disponíveis pelo site: ead.catolica.edu.br/esperancar.

Fonte: UBEC
Publicado por Rebeca Oliveira

Notícias Recentes

18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.
11 abril 2024
Dia Nacional de Combate ao Bullying