fev

Faculdade entrega sistema de Aquaponia para Unidade II

Com o objetivo de investir ainda mais na qualidade de ensino dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Gestão Ambiental, a Faculdade Católica do Tocantins, finalizou, na última semana, a implantação do sistema de Aquaponia, na Unidade II. O sistema e composto por caixas d’água, onde serão criados peixes da espécie pacu caranha, e através da circulação de água será realizado o cultivo hidropônico de verduras e legumes, visando a reutilização dos dejetos dos peixes na adubação dos vegetais.

Segundo o coordenador do curso de Agronomia, Cid Muraishi, “Na prática os alunos poderão conhecer melhor, por meio da Aquaponia, a produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes”, destacou. Desta forma os alunos poderão colocar na pratica os conteúdos ministrados em sala da aula, finalizou o coordenador.

Conheça mais

Aquaponia é a combinação da criação de peixes (piscicultura) com as bancadas a hidroponia. Neste sistema peixes e plantas crescem de forma integrada. O resíduo dos peixes é utilizado como fonte de nutrientes para as hortaliças e estas são um filtro natural da água onde vivem os peixes. Isto forma um ecosistema sustentável onde ambos peixes e plantas convivem de forma
harmônica.

Esta nutrição natural proporcionada pela piscicultura dispensa o uso de fertilizantes industriais o que indiretamente reduz o consumo de energia e de petróleo, ajudando assim a preservar o planeta.

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024
UniCatólica contrata Auxiliar de Serviços Gerais