maio

Estudantes de Agronomia visitam projeto agrícola no DF

Um grupo de acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins, visitou o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF), implantado pelo Governo do Distrito Federal,  por meio da Secretaria de Agricultura e Produção, e executado pela Fundação Zoobotânica do Distrito Federal. A visita o correu no início deste mês.

O programa conta com uma área total de 61 Hectares. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os diversos projetos realizados no local. As áreas do PAD são distribuídas para o plantio de cereais, cultivo de hortifrutigranjeiros, bovinocultura, avicultura, e são desenvolvidos pelos assentamentos de produtores em Áreas Isoladas, Núcleos Rurais, colônias agrícolas e agrovilas.

Na visita, os estudantes também  conheceram o histórico e as políticas de funcionamento da Cooperativa COOPADF, e ainda o moinho de trigo, onde e quando se inteiraram do sistema produtivo da farinha de trigo BURITI.  No campo, os alunos vivenciaram de perto as técnicas de produção – em grande escala – das hortaliças, milho doce, tomate industrial, cenoura, alho e cebola cultivadas sob sistema de pivô irrigado,colheita e cuidados pós-colheita.

Para o coordenador de Agronomia, Cid Muraishi , a visita técnica foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem  sobre o potencial agrícola do Distrito Federal. “Além disso, puderam trocar experiências do sistema de produção de hortaliças ainda não produzidas em nossa região”, reforçou Cid.  O coordenador destacou ainda que a visita possibilitou a interação com novas tecnologias, produtores e profissionais da área. “Aspecto relevante por motivá-los ainda mais na profissão escolhida, além de despertar novos horizontes na carreira profissional”.

25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum