fev
Educadores

Encerrada a primeira etapa da Semana da Pastoralidade

O Centro Universitário Católica do Tocantins finalizou a primeira etapa da semana da Pastoralidade e Formação Continuada, na manhã do último sábado, dia 08 de fevereiro, no laboratório de Aprendizagem da unidade I. O evento contou com a atividade “Painel Boas Práticas dos docentes do UniCatólica na aplicação das Metodologias Ativas”, conduzido pelo professor mestre Leonardo Pugliesi.

De acordo com Pugliese, “sábado foi um evento muito bom. Fizemos um bate papo entre os docentes com as experiências e metodologia de ensino e aprendizagem e as metodologias ativas, apresentamos várias experiências demonstrando as dificuldades, mas principalmente os resultados e êxitos obtidos, foi uma manhã bastante agradável”, fala.

Já a professora mestra Lidiane dos Santos Silva, fala que esse primeiro momento foi de reflexão sobre a prática docente, diálogo e entendimento do papel do docente do UniCatólica, “foi um momento de interação com os colegas e de repensar as nossas práticas, visto que tivemos oficina tanto da parte administrativa do curso, quanto de empirismo dentro de sala de aula. A partir da próxima semana estaremos focados no curso juntamente com os coordenadores, então é onde podemos repensar sobre o que vamos colocar em prática, do que questionamos na semana passada, e aí por meio dos nossos planos de ensino iremos conseguir concretizar essas ações”, explica.

Segundo o mestre Osnilson Rodrigues Silva, “neste primeiro momento os professores foram informados, preparados e formados para um modelo de Instituição de Ensino Superior inovadora. Recebemos informações a respeito da proposta de construção de um novo modelo de currículo, currículo por competências. A preparação para novos desafios que sobrevoam o atual cenário de incerteza econômica, que reflete diretamente na captação de alunos e os desafios que pairam sobre as novas práticas de ensino e aprendizagens inovadores”, comenta.

Ainda segundo o professor, “a formação foi realizada para cumprir com esta nova agenda proposta pelos desafios como o estímulo para construção de itens no modelo ENADE e o reconhecimento das boas práticas didáticas já realizadas pelos docentes”, finaliza.

A Semana da Pastoralidade e Formação Continuada se encerra na sexta-feira, 14 de fevereiro.

Publicado por carla adriana

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024