out
Egressos

Egresso de Zootecnia conclui mestrado em Aquicultura

O egresso do curso de Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins, Hyago Jovane Borges de Oliveira, finalizou o mestrado em Aquicultura, com a linha de pesquisa em Tecnologias e Sistemas de Produção em peixes de água doce, pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, no Centro de Ciências Agrárias – CCA, na cidade de Florianópolis-SC.

Formado em 2018, defendeu a sua dissertação com o tema “Recria do pirarucu Arapaima gigas em diferentes sistemas de produção”, de forma remota no mês de outubro. Segundo ele, foi muito tranquila a conclusão do seu mestrado. “Já havia cursado todas as disciplinas de forma presencial antes da pandemia, então apenas a defesa de minha dissertação foi online ”, explica.

Hyago optou pelo mestrado em Aquicultura por ser a área que teve mais contato durante a sua graduação. “Durante todo o período do estágio trabalhei com pirarucu, desenvolvendo alguns estudos para o aprimoramento do cultivo da espécie em cativeiro, e no mestrado tive a oportunidade de dar continuidade a esses estudos”, finaliza.

Sobre a linha de pesquisa

A linha de pesquisa linha Tecnologias e Sistemas de Produção, escolhida por Hyago, engloba projetos que objetivam desenvolver e aprimorar tecnologias de produção de organismos aquáticos. São contemplados moluscos, camarões marinhos, peixes marinhos e de água doce e macroalgas. Os estudos desenvolvidos nesta linha de pesquisa têm servido como alavanca para o sistema produtivo em aquicultura, e tem foco na reprodução, larvicultura, engorda, qualidade de água, sistemas de cultivo e melhoramento genético de organismos aquáticos. A pesquisa nesta área, desenvolvida pelo Programa Pós-Graduação em Aquicultura propiciou a oferta, no mercado brasileiro, de pescados anteriormente provenientes exclusivamente da pesca extrativa como é o caso do camarão, dos mexilhões e das ostras.

Publicado por carla adriana

12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.
11 abril 2024
Dia Nacional de Combate ao Bullying