2019
set
23
Educadores

Docente apresenta aplicativo em evento sobre Tendências Agroclimatólogicas

No dia 18 de setembro, foi realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAET/SENAR), em Palmas, o 5° Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatólogicas.

O encontro tem como objetivo subsidiar a cadeia produtiva com informações e elementos que venham auxiliar no planejamento e tomada de decisão por parte do setor agropecuário, de forma a minimizar perdas decorrentes das mudanças climáticas.

Na ocasião, os especialistas apresentaram as tendencias climáticas para a próxima safra agrícola 2019/2020. Também aconteceu o lançamento do aplicativo INFOTEMPO TOCANTINS, criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO) em parceria com a Universidade do Tocantins (Unitins).

De acordo com o professor do curso de Agronomia, mestre Alexandre Barreto, “o aplicativo fornece dados de estações meteorológicas e também previsão do tempo. Com base nessas informações, o produtor rural pode planejar a melhor data ou momento de realizar a pulverização, manejo do solo, realizar uma colheita, e fazer irrigação. Esse aplicativo vai ajudar o produtor rural na tomada de decisão dentro da propriedade agrícola”, explicou.

O INFOTEMPO TOCANTINS, está disponível para dispositivos com sistema operacional Android e iOS. O aplicativo utiliza dados provenientes do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – EMBRAPA, Centro de Previsão de Tempo e Clima – CPTEC, Agência Nacional das Águas – ANA e Fundação Universidade do Tocantins – Unitins.

 

Publicado por Jordania Negreiros Mota

Notícias Recentes

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024
UniCatólica contrata Auxiliar de Serviços Gerais
14 março 2024
Pesquisa IASE 2024 avalia empregabilidade de egressos