2019
nov
07
Palestra

Curso de Direito promove I Encontro de Profissões Jurídicas

O curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins em parceria com a Liga Acadêmica de Ciências Criminais – LACC, promoveu na noite de ontem, 06 de novembro, o primeiro Encontro de Profissões Jurídicas, no auditório da unidade I. Na ocasião ocorreu a apresentação dos novos membros da LACC.

O evento contou com a participação de sete palestrantes de diferentes seguimentos do Direito: Guilherme Rocha, Delegado da Polícia Civil; Napociani Pereira Póvoa, Defensora Pública Criminal de Palmas; Maurício Ughini, Advogado Criminalista; Lúcidio Bandeira, Promotor de Justiça do MPTO; Luiz Otávio Fraz, Juiz da 2ª Vara Cível de Palmas; Alana Carlech Correa, Coordenadora de Direito do UniCatólica; e Welmo Edson Nunes, Defensor Público da União.

No decorrer do evento, cada palestrante teve o seu momento de fala para explanar sobre o exercício da profissão, qual a função que exerce, qual a competência, o raio de atuação, como obtiveram êxito para iniciar a carreira nestas profissões. A coordenadora do curso de Direito, professora mestra Alana Carlech, fala que considera muito significativo colocar a carreira do magistério superior como uma das possíveis para o bacharel em Direito.

Segundo a coordenadora, “a profissão traz retorno financeiro satisfatório e, ainda, traz outros valores, como a possibilidade de ajudar na transformação de um profissional, o desenvolvimento de pesquisas na área da ciência jurídica e o despertar para a atuação ética e comprometida do profissional. Além disso, quis mostrar para os nossos alunos todo o trabalho de capacitação que o professor passa constantemente enquanto se dispõe a estar na sala de aula. No fundo somos eternos estudantes”, comenta.

Para o acadêmico do 5º período e secretário da LACC, João Vitor de Souza Lago, fala que o evento é muito importante para os acadêmicos dos períodos iniciais, “muitos deles ainda não conhecem as opções de carreira que o curso tem, o importante é entender todas as áreas e a partir daí determinar o seguimento do direito que poderá seguir no futuro”, explica.

Um dos organizadores do evento, professor Mauricio Ughini, disse que o evento esclareceu ao acadêmico um conhecimento mais amplo a respeito das atividades profissionais. “Muitas vezes o acadêmico se manifesta com o desejo de ser um determinado profissional, quando na realidade, eles não têm um conhecimento amplo do que faz esse profissional, então o evento esclarece ao acadêmico do UniCatólica qual é a real atividade desenvolvida por cada um desses profissionais”, comenta.

O acadêmico do 6º período, Jadson de Oliveira, fala que “eventos como este mostra o leque de oportunidades que cada acadêmico pode seguir, acrescentando novas informações sobre o mercado de trabalho e como realmente funciona cada profissão, me sinto valorizado e motivado”, finaliza.

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA