fev

Católica investe em duas potras para o curso de Zootecnia

A Faculdade Católica Tocantins realizou a aquisição de duas potras, sendo uma da raça Paint Horse e a outra da Quarto de Milha, ambas registradas, o que  atesta a pureza de raça dos animais. As éguas chegaram nesta terça-feira, 28, na Unidade II da Católica e estão no setor de Equideocultura, área do curso de Zootecnia.

Segundo o coordenador do curso de Zootecnia da Católica, doutor Peter Gaberz Kirschnik, as duas potras possibilitarão aos alunos maior vivência prática na área. “Teremos aulas práticas com mais qualidade, além disso, por meio da inseminação artificial ou monta natural das éguas, os futuros zootecnistas poderão acompanhar a gestão e o nascimento de um potro e seus cuidados”, ressaltou.

Peter enfatizou que os animais adquiridos são muito dóceis e apresentam característica das respectivas raças, o que possibilita ao professor demonstrar “tipos de andamento” e “noções básicas de quitação”. “Iremos tornar as aulas mais atrativas aos nossos alunos. Além de auxiliar nas aulas do estudo as potras serão utilizadas em outras disciplinas do curso como Nutrição de Monogástrico e Parasitologia” destacou o coordenador.

Vale ressaltar que o setor de Equideocultura, onde os animais estão alojados, é um espaço recém construído, que possui excelentes instalações que envolvem seis baias convencionais, uma baia específica para garanhão, uma sala para estoque de materiais, um pátio para banho e manejo dos animais. O Setor também possui um redondel, que é utilizado para facilitar a visualização dos animais durante as aulas práticas e para demonstrações de doma racional. Além destas instalações, o local também conta com aproximadamente 1 hectare de pasto em formação, dividido em quatro piquetes devidamente cercados.

Zootecnia

Zootecnistas são profissionais responsáveis pelo estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam a aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal. Realizam experiências com alimentação e pesquisa para  garantir as condições de higiene e de prevenir e combater doenças e parasitas, assim melhorando a saúde dos rebanhos e a qualidade dos produtos derivados. Trabalham também como administradores rurais e planejadores de fazendas e instalações rurais.

Fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.239041689523566.54900.100002532095730&type=3&saved

12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.
11 abril 2024
Dia Nacional de Combate ao Bullying