2020
ago
18
Institucional

Campanha contra Sarampo segue até o dia 31 de agosto

O Centro Universitário Católica do Tocantins, preocupado com o bem-estar dos acadêmicos e educadores da instituição, alerta todos sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A terceira fase da campanha, que tem como público-alvo as pessoas entre 20 a 49 anos, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de agosto de 2020, devido a baixa procura pela vacina nos postos de saúde.

Profissionais da saúde têm alertado à população quanto à importância da vacinação, mesmo com a pandemia do coronavírus. Quem estiver infectado com sarampo pode transmitir a doença para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto, o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Faça sua parte e procure um posto de vacinação mais próximo de sua casa.

Sobre o Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.
Os doentes geralmente apresentam febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.

 

Publicado por Marielen Wieczorek Frantz

Notícias Recentes

26 outubro 2020
Egresso de Zootecnia conclui mestrado em Aquicultura
21 outubro 2020
Prorrogado o prazo para o envio de Resumo Expandido
20 outubro 2020
Egresso do Sistemas de Informação cria App de nutrição bovina