set
Congresso

Acadêmicos participam do Congresso Nacional do Conhecimento (CONAC)

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação do Centro Universitário Católica do Tocantins, participaram do 13º Congresso Nacional do Conhecimento (CONAC), realizado nos dias 06 a 08 de setembro, na cidade de Porto Seguro (BA).

O congresso teve como tema “Conectados: Vida Pessoal & Vida Profissional”, e recebeu dezenas de artigos, dos quais 50 foram publicados em anais e 10, sendo dois dos nossos, receberam a honraria.

“Na ocasião, foram premiados por Mérito Acadêmico dois artigos enviados ao evento e aprovados, ambos oriundos de trabalhos de alunos, orientados por professores na instituição em parceira com pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins – UFT”, disse o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor mestre Valtuir Soares Filho.

Os trabalhos vencedores foram “Relação empregado/empregabilidade de alunos do curso de ciências contábeis na amazônia legal: um estudo de caso”, do acadêmico Alexsandro Alves sob orientação dos professores Valtuir Filho, José Fernando Bezerra Miranda , Suzana Gilioli da Costa Nunes e Maria Joaquina Barbosa Goulart e “Contabilidade e Religião: Um estudo acerca das relações históricas”, da acadêmica Tamires Barreira dos Santos e Jorge Fernando Silvestre Medeiros, com orientação dos professores Lidiane dos Santos Silva e Valtuir Soares Filho.

Acadêmica do 5º período do curso de Ciências Contábeis e ganhadora de um dos prêmios, Tamires Barreira fala que foi muito gratificante participar do Conac, “é engrandecedor participar de um evento com tamanha proporção, ainda mais pela conquista que alcançamos. Nosso artigo foi reconhecido entre tantos como um dos cinco melhores trabalhos acadêmicos. Agradeço a professora Lidiane pela motivação e incentivo no desenvolvimento do artigo científico . Trazer essa conquista vai além do mérito pessoal, e saber que o UniCatólica acredita no potencial de seus alunos, no que se refere a produção e divulgação do conhecimento científico”, fala.

Professora mestra Lidiane dos Santos, fala que a ideia de inscrever um artigo no congresso partiu de dentro de sala de aula, sem a menor expectativa de publicação ou prêmio. “É importante entender que a formação acadêmica que resulta em uma formação profissional de qualidade é um conglomerado de itens em que fazem parte: o aprendizado em sala de aula, as relações criadas com os colegas/professores, os cursos realizados de modo paralelo, as participações em congressos, convenções, workshops, dentre outros. É a junção disso tudo que vai levar o profissional a ser diferente no mercado, a engajar melhor e a obter resultados diferentes das pessoas que estão no mercado hoje, por isso não pode perder tempo, viver intensamente o curso é fundamental para uma carreira promissora!”, finaliza.

Sobre o congresso

O Congresso Nacional do Conhecimento (CONAC) e o Congresso Nacional dos Estudantes de Saúde (CONES), comemoram sua décima terceira edição em 2019 e reuniram mais de 10.000 universitários entre os dias 06 á 08 de setembro, na cidade de Porto Seguro (BA).

Os trabalhos vencedores podem ser acessados por meio do link; https://conacacademico.com.br/2019/trabalhosaprovados/

Publicado por carla adriana

22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO