Acadêmicos mostram ideias inovadoras

Na noite desta terça-feira, 22, alunos de Administração e demais cursos da Faculdade Católica do Tocantins, trouxeram para o pátio da instituição novidades de produtos e serviços criadas por eles próprios. Os trabalhos, expostos em stands, foram apresentados durante a Mostra Católica Empreende 2012 – Inovação a Serviço do Desenvolvimento.

A atividade faz parte da disciplina de Criatividade, Empreendedorismo e Negociação ministrada pelo professor, Joel Gadelha. O evento, segundo o professor Joel, enfatiza o tema empreendedorismo, metas e o comportamento dos alunos mediante a este fato. “O perfil do acadêmico mudou, e com isso nós professores precisamos mudar também. Hoje o aluno participa mais, se envolve e não quer ficar parado. Eles precisam de atividades que saiam da rotina”, explicou Joel Gadelha.

Na ocasião, os estudantes apresentaram para a Instituição uma grande variedade de produtos e serviços, que podem ser patenteados e comercializados.  Para o aluno do 7º período, João Paulo Monteiro, que juntamente com seu grupo montou o Espeto Grill, destacou que o desafio de apresentar um produto inovador foi bastante enriquecedor. “Aprendemos muito. A função do professor é nos fazer enxergar as necessidades da empresa. Este é o momento da prática, aqui desenvolvemos nosso perfil de empreendedor e podemos perceber as dificuldades do mercado”, disse João Paulo.

Entre os serviços apresentados, uma turma do 8º período aproveitou a variação térmica de Palmas, para garantir mais conforto aos motoristas, com o “Bloqueador Solar Veicular”.  A estudante Fernanda Cavalcante explicou que a ideia surgiu, justamente com um problema enfrentado pelos proprietários de veículos que sofrem com o calor da cidade. “É um mecanismo automático do próprio carro que pode ser acionado quando o motorista quiser e assim garantir mais comodidade dentro da condução”, informou a aluna.

O empresário de Palmas, Alex Sant’Ana, da empresa Vale Norte, esteve na Mostra para conhecer as ideias desenvolvidas pelos alunos. “Gostei do nível e estou surpreso com alguns trabalhos apresentados”, informou Alex. Segundo o empresário os acadêmicos mostraram amadurecimento e visão de mercado.

A Diretora-Geral da Católica, Clarete de Itoz, após visitar todos os stands, disse que a feira é fundamental para os alunos de Administração. “A Mostra prepara para o mercado de trabalho, faz com que eles planejam e se adaptem o mais rápido possível porque em uma empresa  tudo é muito rápido. Este é um grande laboratório”, defendeu Clarete.

DEBATE

Dentro da Mostra, um debate foi promovido, entre dois empreendedores de Palmas:  empresária Maria de Fátima de Jesus e o médico empreendedor Neymar Cabral.  O debate foi mediado pelo jornalista Lailton Costa.

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.