2012
mar
12
Institucional

12 de março é comemorado o dia nacional do Bibliotecário

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, e nacional a 12 de março, a data é em homenagem ao nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

A biblioteconomista da Faculdade Católica do Tocantins, Maria Paixão Ferreira Souza, explica que o profissional da área é um especialista que analisa e seleciona todas as formas de informações – livros, revistas, mapas, discos, fitas e documentos em geral. “Fazemos a organização e o gerenciamento destes sistemas de informações e como os livros e periódicos  serão classificados e guardados”, enfatiza.

Maria Paixão destaca que atualmente a Católica conta com cerca de 30 mil exemplares, somando da Unidade I e II. “Somos 12 funcionários para administrar da melhor forma possível este acervo, pois o nosso trabalho está ligado diretamente à preservação de documentos”.

 

BIOGRAFIA

Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.