Geral
NAC do UniCatólica conecta talentos e promove bem-estar
Projetos e apresentações culturais promovem arte, diálogo e pertencimento na comunidade acadêmica
Com o objetivo de integrar, valorizar e estimular a expressão artístico-cultural no ambiente universitário, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), coordenado pela professora Drª Ana Carla de Lira Bottura, consolida-se como um espaço de criação, troca de saberes e fortalecimento de vínculos entre estudantes, docentes, colaboradores e a comunidade.
Mais do que incentivar manifestações artísticas, o NAC fundamenta suas ações no conceito de “capital cultural”, do sociólogo Pierre Bourdieu, reconhecendo a arte como ferramenta de transformação, identidade e pertencimento. As iniciativas do Núcleo se organizam por meio de projetos voluntários, atividades extracurriculares e projetos de extensão, com ampla participação e colaboração da comunidade acadêmica.
Cultura em movimento
Entre as ações de destaque estão o Show de Talentos, que revelou e valorizou diversas expressões artísticas da instituição, e o Dia de Cine, projeto que utiliza o cinema como recurso para promover debates interdisciplinares.

De acordo com o mapeamento artístico-cultural realizado este ano pelo NAC, a música é a linguagem mais presente entre os talentos da comunidade acadêmica, seguida pelas artes visuais. Esse panorama ficou evidente no Show de Talentos, que, apesar de aberto a múltiplas linguagens (dança, teatro, performances), teve como destaque absoluto as apresentações musicais.
O Intervalo Cultural proporciona momentos de descontração e integração durante os turnos, enquanto o Café com Crochê combina arte, bem-estar e convivência. A atividade gerou lindos frutos, com a decoração de árvores na Unidade I com peças produzidas pelos próprios participantes.
Outro exemplo é o Grupo de Intervenções Artísticas que tem se dedicado à criação de murais e intervenções visuais no campus. Com o novo projeto Gentileza, que será lançado no segundo semestre, com foco na pintura de murais em diferentes espaços da instituição, espera-se o engajamento de todos.
Café com Crochê
O projeto tornou-se símbolo da força das pequenas iniciativas. Iniciado de forma discreta, o projeto rapidamente transformou-se em um espaço de acolhimento e conexão entre os participantes, tendo reconhecimento ao estampar a capa da Revista RIU, publicação institucional da UniCatólica, como expressão do bem-estar promovido pela arte no ambiente acadêmico
Convite à participação
O NAC está em constante movimento e aberto a novas ideias, parcerias e colaborações. A coordenadora, professora Drª Ana Carla, convida estudantes, docentes e colaboradores a não apenas participarem dos projetos em andamento, mas também a proporem novas ações, principalmente na Unidade II, onde ainda há espaço para criação de atividades.
“Queremos que a UniCatólica seja, cada vez mais, um espaço onde a arte floresce, onde as pessoas se conectam e se reconhecem. O núcleo funciona com a colaboração direta dos estudantes, de todos os colaboradores, então nós sempre precisamos de mais braços. A nossa universidade pode e deve espelhar nossa identidade e diversidade. O NAC é feito por todos nós. Participem!”, destacou a coordenadora.
Para saber mais ou apresentar propostas, entre em contato com o Núcleo:
ana.cbottura@p.catolica-to.edu.br
Publicado por Lorenna Costa