mar
Educadores

Gestão de Barragens é tema de discussão em Workshop

Aconteceu nesta quarta-feira, 20 de março, na unidade I da Católica do Tocantins, o IV Workshop de Recursos Hídricos com a palestra “Recursos Hídricos: o desafio na gestão de barragens e reservatórios artificiais”, ministrada pelo engenheiro Wagner Vicente Felix Ferreira.

O palestrante da noite, apresentou um sistema desenvolvido na BRK Ambiental, onde é gerente de segurança de barragens, sobre monitoramento de suturas. Segundo o engenheiro “a primeira abordagem é para que os acadêmicos tenham uma visão de quantos diferentes profissionais atuam na construção de uma barragem. Entre eles estão: geotécnicos, engenheiro hidráulico, engenheiro civil, engenheiro ambiental e geólogo.

Wagner destacou também a importância dessas estruturas para a sociedade, qual é o benefício delas e a importância de um bom projeto, de uma boa execução, boa operação e boa manutenção.

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, mestra Danielle Magalhães, fala que “o workshop traz um tema atual e de grande relevância para a Engenharia Ambiental e Sanitária, cujos profissionais devem atentar-se para a Lei 12.334/2010 que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, que visa manter a integridade estrutural e operacional de barragens, a preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente. Foi apresentado também conceitos e exemplos da prática das condições observadas em nossa cidade”.

Eva Gonçalves, acadêmica do 8º período do curso disse que “o tema é bastante relevante, visto que atualmente vivenciamos um cenário lamentável, onde os “desastres ambientais” associados a população, levou à tona a necessidade das autoridades fazerem vista grossa a respeito do licenciamento ambiental da legislação vigente, levando em consideração o conhecimento técnico que deveria ter cada profissional competente”, finaliza.

Créditos: Marielen Wieczorek Frantz

Publicado por darley coelho