maio

Fazendo Direitinho e Pacificar atendem famílias em Taquaruçu

Neste domingo, 01, o projeto Fazendo Direitinho realizou a sua primeira atividade de 2022 no distrito de Taquaruçu. A ação contou também com o apoio do Projeto Pacificar Itinerante, na sua primeira edição, e com a Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários e juntos conseguiram alcançar cerca de 300 famílias da região com entrega de cestas básicas e demandas relacionadas à regularização fundiária.

Além das ações solidárias, foram realizadas ainda pinturas faciais com as crianças, entrega de balas e doces e distribuição de lembranças em alusão ao Dia das Mães, ao todo mais de 700 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa.

Para o idealizador dos projetos, professor doutor César Mello, “As iniciativas desenvolvem, na prática, necessidades pedagógicas e os aspectos comportamentais como: a afetividade, a inteligência interpessoal, a inteligência emocional, a cognição social, a motivação, a conação, o temperamento e a personalidade do indivíduo, cuja importância na aprendizagem e nas interações sociais é fundamental, visto que as emoções em nossos alunos, irá predispô-los às práticas adaptativas que preparam e orientam comportamentos para experiências positivas ou negativas”, frisou César.

A acadêmica do segundo período de Direito, Allana Lopes da Mota, teve a sua primeira participação no Fazendo Direitinho enquanto estudante da Instituição. Segundo ela, foi uma das melhores sensações até o momento. “Creio que esse tipo de atividade não me leva a crescer somente no sentido acadêmico e sim como ser humano. Me faz perceber a importância de sempre ajudar o próximo, de sempre estar disposta a promover a felicidade do outro mesmo que seja com gestos mínimos”, destacou a estudante.

Projeto Fazendo Direitinho
O Fazendo Direitinho é um projeto de extensão do UniCatólica que tem como objetivo principal ajudar famílias de comunidades carentes de Palmas e região. A ideia do projeto é proporcionar aos alunos um espaço para o desenvolvimento de ações voluntárias e o aprimoramento dos princípios ensinados em sala de aula, como por exemplo, o da dignidade da pessoa humana e seus direitos.

O Projeto Pacificar Itinerante

O projeto Pacificar Itinerante permite levar atendimento jurídico às comunidades e bairros mais carentes de Palmas. Na oportunidade, os acadêmicos dos períodos finais do curso de Direito, juntamente com professores advogados, realizam atendimentos, com o objetivo de promover a pacificação de conflitos.

Na oportunidade, foram oferecidos atendimentos jurídicos para tratar de diversas questões de direito, além das questões de atualizações fundiárias. Os atendimentos jurídicos, foram realizados pelos alunos do décimo período, pelo coordenador e pelo advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Guilherme Augusto Martins dos Santos e Warlison Felício de Araújo.

Publicado por Kezia Noá

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024