2020
out
09
Egressos

Egressa de Direito é aprovada em mestrado

A egressa do curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins, Mariana Maria Fernandes, foi aprovada no mestrado interdisciplinar em Direitos Humanos, com a linha de pesquisa em: Práticas e Representações Sociais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, pela Universidade Federal de Goiás – UFG, campus de Goiânia.

Formada em 2015, ficou colocada em 7º lugar, das 20 vagas ofertadas, já iniciou as aulas no mês de março. De acordo com a egressa, que conseguiu se inserir na UFG participando primeiramente como Aluno Especial do curso, “aproveitei o período para frisar o tema que defendi no período monografia no UniCatólica para desenvolver o projeto”.

Mariana fala que já tinha intenção de ser aluna regular do programa, “submeti um artigo científico em co autoria ao Conselho nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito –COMPEDI, voltado para o suicídio infantil, porque o meu objeto de pesquisa que também envolve crianças e adolescentes. Posteriormente publiquei mais um artigo para o Pensar, que é o próprio Programa de Pós-graduação Interdisciplinar de Direito Humanos da Universidade Federal do Goiás – UFG, que é importante, além disso, desenvolvi o projeto de pesquisa, que é a primeira fase do processo seletivo do mestrado, que eu considero uma das fases mais difíceis, mesmo que eu já tenha essa abordagem desde 2015”, comenta.

 

Sobre a linha de pesquisa: Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos.

A discussão desta linha de pesquisa terá como foco a análise das ideologias, discursos, estratégias políticas e lutas sociais. Neste sentido, é objeto de análise da linha de pesquisa (1) a relação entre globalização, novas tecnologias, comunicação, a fim de discutir acerca da exclusão e inclusão, da relação entre o eu e o outro, o reconhecimento da alteridade; (2) os impactos sociais das ações em direitos humanos, tendo como foco as lutas sociais, educação para diversidade, igualdade e diferença, gênero e sexualidade, meio ambiente e desenvolvimento, o biológico e o cultural, (3) as políticas governamentais e políticas públicas em direitos humanos, analisando o exercício da cidadania e os resultados das mobilizações públicas e das ações populares, bem como a configuração política e possibilidades de ação, assim como as metas políticas e/ou institucionais que orientam as ações em direitos humanos.

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA